Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

UNIOESTE, APP-SINDICATO E PARÓQUIA SAGRADA FAMÍLIA SE UNEM NA PROMOÇÃO DA INSERÇÃO CULTURAL DE MIGRATES E REFUGIADOS EM TOLEDO

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Eric Gustavo Cardin[1]

No dia 26 de outubro de 2019 iniciou-se o curso Língua e Cultura Brasileira para Migrantes e Refugiados na App-sindicato de Toledo, Paraná. O curso corresponde a uma ação conjunta do curso de graduação em Ciências Sociais da UNIOESTE, do Laboratório de Pesquisa em Fronteiras, Estado e Relações Sociais (LAFRONT), da App-sindicato (Núcleo Regional de Toledo) e da Paróquia Sagrada Família (Jardim Panorama). A iniciativa é resultante de um constante diálogo com as diferentes comunidades de migrantes que residem no município atualmente.


[bsa_pro_ad_space id=7]

Embora existam centenas de migrante e refugiados inseridos no setor produtivo da cidade, é comum a identificação da cultura brasileira e do idioma português como os maiores obstáculos para a inserção laboral dos estrangeiros. Diante disso, foi a elaborada a proposta de desenvolvimento idiomático por meio da inserção cultural dos povos. Neste sentido, o ensino da língua ocorre mediante a imersão dos estudantes em diferentes manifestações da cultura nacional.  

O primeiro encontro contou com apresentação de uma peça de teatro desenvolvida pelos alunos de Ciências Sociais para introduzir a discussão referente aos fluxos internos do Brasil, peça intitulada “Tudo é poesia e toda poesia nos interessa”, enquanto o segundo abordou a formação étnica do Brasil por meio do uso de jogos e da fixação de palavras-chave. As inscrições podem ser feitas durante os encontros que ocorrem nas quartas-feiras às 19:30 e nos sábados as 14:30 na App-sindicato, que fica localizada na Av. Sen. Atílio Fontana, 5096. A certificação será realizada pela UNIOESTE com carga horária proporcional a participação.

[bsa_pro_ad_space id=7]

[1] Professor de Ciências Sociais na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Fronteiras, Estado e Relações Sociais (LAFRONT)

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2810 – 24/02/2026

Cotações em tempo real