Eric Gustavo Cardin[1]

No dia
26 de outubro de 2019 iniciou-se o curso Língua e Cultura Brasileira para
Migrantes e Refugiados na App-sindicato de Toledo, Paraná. O curso corresponde
a uma ação conjunta do curso de graduação em Ciências Sociais da UNIOESTE, do
Laboratório de Pesquisa em Fronteiras, Estado e Relações Sociais (LAFRONT), da
App-sindicato (Núcleo Regional de Toledo) e da Paróquia Sagrada Família (Jardim
Panorama). A iniciativa é resultante de um constante diálogo com as diferentes
comunidades de migrantes que residem no município atualmente.
Embora existam centenas de migrante e refugiados inseridos no setor produtivo da cidade, é comum a identificação da cultura brasileira e do idioma português como os maiores obstáculos para a inserção laboral dos estrangeiros. Diante disso, foi a elaborada a proposta de desenvolvimento idiomático por meio da inserção cultural dos povos. Neste sentido, o ensino da língua ocorre mediante a imersão dos estudantes em diferentes manifestações da cultura nacional.

O primeiro encontro contou com apresentação de uma peça de teatro desenvolvida pelos alunos de Ciências Sociais para introduzir a discussão referente aos fluxos internos do Brasil, peça intitulada “Tudo é poesia e toda poesia nos interessa”, enquanto o segundo abordou a formação étnica do Brasil por meio do uso de jogos e da fixação de palavras-chave. As inscrições podem ser feitas durante os encontros que ocorrem nas quartas-feiras às 19:30 e nos sábados as 14:30 na App-sindicato, que fica localizada na Av. Sen. Atílio Fontana, 5096. A certificação será realizada pela UNIOESTE com carga horária proporcional a participação.
[1] Professor de Ciências Sociais na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Fronteiras, Estado e Relações Sociais (LAFRONT)