Da Redação
Dr. Valderes Luiz Scalco explicou as etapas do certame e destacou as oportunidades para ingresso na Polícia Civil do Paraná
A 20ª Subdivisão Policial (SDP) de Toledo recebeu nesta quinta-feira, 30, a visita do delegado-chefe da Escola Superior da Polícia Civil do Paraná (PCPR), Dr. Valderes Luiz Scalco, que apresentou os principais detalhes do novo concurso público da instituição. Durante o encontro, foram esclarecidas dúvidas sobre o edital, as etapas do processo seletivo e a formação dos futuros policiais civis. Durante a visita à 20ª SDP de Toledo, Scalco esteve acompanhado do delegado-chefe da unidade, Dr. Alexandre Macorin.
O concurso oferece vagas para os cargos de delegado de polícia, investigador, papiloscopista e agente de polícia judiciária, com o objetivo de reforçar o efetivo da Polícia Civil em todo o Estado.
De acordo com o delegado, o processo seletivo será composto por diversas fases, destinadas a avaliar os conhecimentos, a aptidão física e as condições psicológicas dos candidatos.
O certame contará com as seguintes etapas:
- inscrição preliminar;
- prova objetiva;
- prova discursiva (exclusiva para o cargo de delegado de polícia);
- exame de inspeção de saúde;
- exame de aptidão física;
- avaliação psicológica;
- investigação social;
- prova oral (exclusiva para o cargo de delegado de polícia);
- avaliação de títulos.
De acordo com Valderes Scalco, a seleção busca profissionais preparados para atuar nas atividades de investigação e polícia judiciária, reforçando a qualidade do atendimento prestado à população paranaense.
Durante a visita à 20ª SDP, o delegado também destacou a importância da Escola Superior da PCPR na formação inicial e na capacitação permanente dos policiais civis, contribuindo para o aprimoramento dos serviços de segurança pública no Estado.
As inscrições, o edital completo e todas as informações sobre o concurso estão disponíveis no portal oficial da Polícia Civil do Paraná.





