Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

TJPR promove a “Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação”

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual do TJPR organiza eventos de 2 a 5 de maio

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), através da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual (COPAMS), promoverá a “Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação”, de 2 a 5 de maio de 2023, seguindo a Resolução nº 351/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No dia 2 de maio, às 14h, em parceria com a Escola Judicial do Paraná (EJUD-PR), acontecerá uma palestra online sobre o tema via plataforma Cisco Webex com transmissão pelo canal da EJUD no YouTube.   

É considerado assédio moral o processo contínuo e reiterado de condutas abusivas, intencionalmente ou não. O assédio sexual é entendido como a presença de conduta com conotação sexual, que seja praticada contra a vontade de alguém, de forma verbal, não verbal ou física. A discriminação se refere a toda distinção, exclusão ou preferência com base em etnia, cor, sexo, gênero, deficiência, expressão de gênero, entre outros.  

A semana destina-se a magistrados, servidores, estagiários, aprendizes, prestadores de serviços, voluntários e outros colaboradores com o objetivo de assegurar a saúde e enfrentar e prevenir o assédio moral e sexual, evitando a discriminação no ambiente de trabalho em todas as relações sociais, profissionais e de organização do trabalho no Poder Judiciário.  

A proposta é comunicar a todos que os órgãos do Poder Judiciário manterão canal permanente para acolhimento, escuta, acompanhamento e orientação a todas as pessoas afetadas por situações de assédio e discriminação no âmbito institucional, resguardando o sigilo, minimizando riscos psicossociais e promovendo a saúde mental no trabalho. Os casos de assédio ou discriminação podem ser informados por qualquer pessoa que se perceba alvo ou que tenha conhecimento dos fatos. 

A Pesquisa Nacional sobre Assédio e Discriminação do Conselho Nacional de Justiça 

O CNJ propõe temáticas como essa na agenda de políticas judiciárias, alinhando com o Pacto pela Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Agenda 2030 no Poder Judiciário e Ministério Público, criando mecanismos de prevenção de conflitos, combates às desigualdades, proteção de liberdades fundamentais, respeito ao direito de todos e a paz social. 

Em janeiro de 2023, o CNJ realizou a Pesquisa Nacional sobre Assédio e Discriminação no âmbito do Poder Judiciário para verificar se profissionais que atuam nos tribunais já vivenciaram alguma situação de assédio ou discriminação, além da relação hierárquica dessas pessoas com o agressor ou a agressora.  

Em 3 de abril de 2023, foi sancionada a Lei Federal nº 14.540 que institui o Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Sexual e demais Crimes contra a Dignidade Sexual e à Violência Sexual no âmbito da administração pública, direta e indireta, federal, estadual, distrital e municipal. Os objetivos do programa são a prevenção e o enfrentamento, a capacitação dos agentes públicos e a implantação e a disseminação de campanhas educativas.  

Programação palestra de abertura da Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação 

2 de maio das 14h às 16h 

Des. Gamaliel Seme Scaff, Presidente da COPAMS – Abertura.  

Dra. Adriana Karen do Rocio Vidal Baron, Psicóloga – Assédio moral, sexual e discriminação e seus reflexos psicológicos  

Dra. Priscila Soares Crocetti, Juíza de Direito – Política de Prevenção, Enfrentamento e Combate do Assédio Moral, do Assédio Sexual e de Todas as Formas de Discriminação do TJPR (Resolução nº 375-OE).  

Helcio José Vidotti, Diretor do Departamento de Gestão de Recursos Humanos – Atuação DGRH.  

Des. Roberto Portugal Bacellar – Solução de conflitos no ambiente de trabalho.

Faça aqui sua a sua inscrição 

Acesse a transmissão no canal do YouTube da EJUD 

Fonte: Assessoria de Comunicação do TJPR

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2806 – 28/01/2026

Cotações em tempo real