Siate e Samu simulam exercício de atendimento a múltiplas vítimas - Curitiba, 14/06/2019 - Foto: Divulgação SESA

A partir das 10 horas deste sábado (15), o Siate e o Samu desenvolvem atividade simulada de atendimento a vítimas de um acidente de grandes proporções, com a participação de cerca de 400 pessoas no estacionamento do Parque Barigui, em Curitiba.

Os exercícios fazem parte do Curso de Atendimento a Múltiplas Vítimas e comemora os 15 anos de implantação do Samu Curitiba e os 29 anos do Siate Curitiba.

O curso, que teve etapa teórica durante toda a sexta-feira (14), é promovido pelos mantenedores dos serviços – as Secretarias de Estado e Municipal da Saúde, por meio da Coordenadoria de Urgências e Emergências e do Corpo de Bombeiros do Paraná.

“O atendimento pré-hospitalar, realizado pelo Samu e Siate, é fundamental para salvar uma vida. Acidentes não seguem regras e todos estamos sujeitos a eles. Portanto, nosso apoio e investimentos na área”, afirmou o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

O Governo do Estado financia os serviços do Samu e Siate junto aos municípios. “O Ministério da Saúde recomenda que os estados destinem 25% de contrapartida para o pré-atendimento; o Paraná vai muito além e investe hoje 50% na área de urgências e emergências. Só neste ano já aplicamos cerca de R$ 40 milhões e estamos em dia com todos os serviços contratados”, afirmou Beto Preto.

CURSO – A etapa teórica do Curso de Atendimento às Múltiplas Vítimas abordou temas como comando e controle das ações; comunicação, plano estadual de atenção aos desastres, eventos em massa, triagem e tratamento em cena: regulação médica, transporte de vítimas e preparação dos hospitais.

A parte prática, neste sábado, começará com organização da cena no estacionamento do Parque Barigui, implantação de protocolos e na sequência será o exercício simulado de atendimento.

A atuação em incidentes com múltiplas vítimas exige protocolos específicos visando a tentativa de salvar o maior número de pessoas e minimizar o tumulto e caos, que podem se estabelecer durante uma ocorrência envolvendo muita gente.

NÚMEROS – O Samu do Paraná faz cerca de 1,8 mil regulações por dia, com 1.650 saídas/dia de ambulâncias às emergências clínicas, obstétricas e cirúrgicas, pediátricas e psiquiátricas.

O Siate Metropolitano atende em média 60 ocorrências/dia; é um serviço especializado em trauma em geral.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br
Fonte: Agência de Notícias do Paraná