Na quinta-feira (23), no Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar), foi realizado o encontro de grupo técnico de saúde bucal da 20ª Regional de Saúde. O objetivo do evento é ampliar e aperfeiçoar o cuidado com a população.
A coordenadora de Saúde Bucal do Município de Toledo, Caroline Toledo, participou do evento e realizou uma palestra sobre o atendimento odontológico a pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Caroline comenta que a ideia de tratar sobre o atendimento ao paciente autista surgiu da necessidade de ter uma resolutividade maior na atenção primária. “Queremos que esse paciente não precise ser direcionado à atenção secundária, o que muitas vezes o obriga a se deslocar para outras cidades para receber atendimento especializado”, comenta.

Com a prevalência cada vez maior de diagnósticos de autismo, Caroline diz que o intuito é capacitar os profissionais para que os atendimentos da atenção primária evoluam e acompanhem as necessidades da população do território em que estão inseridos. “Precisamos estar preparados não apenas para atender o paciente, mas também para dar suporte às famílias e apoiar o cuidado em casa, para que eles tenham cada vez mais autonomia” complementa a coordenadora.
A cirurgiã dentista da Prefeitura de Toledo, Daniele Fernandes Marin Faccioni, também teve participação no evento, e apresentou o tema “Experiência Exitosa de frenectomia na Atenção Primária à Saúde (APS)”.
A assistente social da 20ª Regional de Saúde, Melânia Marin, diz que o evento tem o intuito de capacitar e integrar os profissionais da saúde bucal com o restante da equipe. “Percebemos que, muitas vezes, a equipe de saúde bucal não se sentia parte integrante da equipe das unidades de saúde, e essa falta de protagonismo prejudica o desempenho do trabalho. Então, aperfeiçoando a identificação, nós conseguimos oferecer um cuidado mais qualificado para a população, que é o objetivo final”, comenta.
Fonte: Secom/Pref. de Toledo





