Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Secretaria da Saúde participa de encontro de grupo técnico de Saúde Bucal no Ciscopar

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Wanderson Schumacher/Secom

Na quinta-feira (23), no Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar), foi realizado o encontro de grupo técnico de saúde bucal da 20ª Regional de Saúde. O objetivo do evento é ampliar e aperfeiçoar o cuidado com a população. 

A coordenadora de Saúde Bucal do Município de Toledo, Caroline Toledo, participou do evento e realizou uma palestra sobre o atendimento odontológico a pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Caroline comenta que a ideia de tratar sobre o atendimento ao paciente autista surgiu da necessidade de ter uma resolutividade maior na atenção primária. “Queremos que esse paciente não precise ser direcionado à atenção secundária, o que muitas vezes o obriga a se deslocar para outras cidades para receber atendimento especializado”, comenta.

Foto: Wanderson Schumacher/Secom

Com a prevalência cada vez maior de diagnósticos de autismo, Caroline diz que o intuito é capacitar os profissionais para que os atendimentos da atenção primária evoluam e acompanhem as necessidades da população do território em que estão inseridos. “Precisamos estar preparados não apenas para atender o paciente, mas também para dar suporte às famílias e apoiar o cuidado em casa, para que eles tenham cada vez mais autonomia” complementa a coordenadora.

A cirurgiã dentista da Prefeitura de Toledo, Daniele Fernandes Marin Faccioni, também teve participação no evento, e apresentou o tema “Experiência Exitosa de frenectomia na Atenção Primária à Saúde (APS)”.

A assistente social da 20ª Regional de Saúde, Melânia Marin, diz que o evento tem o intuito de capacitar e integrar os profissionais da saúde bucal com o restante da equipe. “Percebemos que, muitas vezes, a equipe de saúde bucal não se sentia parte integrante da equipe das unidades de saúde, e essa falta de protagonismo prejudica o desempenho do trabalho. Então, aperfeiçoando a identificação, nós conseguimos oferecer um cuidado mais qualificado para a população, que é o objetivo final”, comenta.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2793 – 25/09/2025

Cotações em tempo real