Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Programa Ambiental do Biopark atua na preservação da fauna local

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Ação inédita, monitora comportamento da fauna e atua em medidas mitigadoras

O Biopark tem gerado importantes impactos no desenvolvimento econômico e social da Região Oeste. Mas, além de ações nas áreas de educação, pesquisa e negócios, o Empreendimento tem fortalecido medidas sustentáveis e preservacionistas, entre elas, uma iniciativa inédita para monitoramento da fauna no seu entorno.

As ações incluem registro e acompanhamento de animais no território do Parque e seus arredores, sendo os dados utilizados em relatórios mensais que vão embasar ações promovidas pelo Biopark. A campanha de monitoramento mais recente foi realizada em outubro de 2020 e foram identificadas sete espécies de anfíbios, duas espécies de répteis, 80 espécies de aves, 14 espécies de mamíferos e 15 espécies de peixes.

“Os dados coletados periodicamente são fundamentais para embasar ações de  preservação e manutenção da vida animal dentro e nos arredores do território. Ressalta-se que a continuidade do programa de monitoramento de fauna é de extrema importância para o contexto ambiental da região, para mensurar e mitigar possíveis impactos”, explica Thiago Bana Schuba, técnico que auxilia no monitoramento e ações. 

O monitoramento também embasa ações para evitar possíveis atropelamentos de animais, estabelecendo dados que podem servir de fonte para planejamento viário. “Em áreas próximas a rodovias, com tráfego intenso de veículos, há riscos de atropelamento de animais. Dessa forma, o monitoramento, além de uma ação ambiental, torna-se uma ferramenta importante até mesmo para que órgãos viários identifiquem, a partir dos dados, a necessidade de pontos para construção de ‘passa fauna’, por exemplo”, acrescenta Thiago. 

Por meio do Programa é feito um monitoramento na rodovia PR-182, incluindo trechos que vão da entrada do Biopark até o acesso à Pérola Independente, Vila Nova e Toledo, bem como entre Toledo e Bragantina. Cada área é monitorada por três dias consecutivos, com uma amostragem no período da manhã e outra no período da tarde. Quando são encontrados animais atropelados é feito o registro fotográfico, identificação do animal, classificação do entorno quanto ao tipo de ambiente e registro do ponto de atropelamento por meio de GPS.

Periodicamente também são realizadas outras ações no âmbito dos programas de monitoramento da fauna terrestre e aquática, incluindo resgate, afugentamento, salvamento e monitoramento da fauna realocada, resgate de flora e controle da supressão da cobertura vegetal. As ações fazem parte do Plano Básico Ambiental (PBA), que atende o processo de licenciamento ambiental de instalação da Fase 1 do Biopark junto ao IAT (Instituto Água e Terra).

Fonte: Assessoria

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2805 – 27/01/2026

Cotações em tempo real