A presença do líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Hussein Bakri, no Sindicato Rural de Toledo abriu caminhos de diálogo para o atendimento de demandas urgentes do produtor rural. É o caso de situações críticas que surgiram como consequência de estiagem que afetou áreas produtivas da região.
“Nós recebemos agricultores que pediram essa atenção por conta dos prejuízos com estiagem na safra. São aqueles que não conseguiram colher e há dois anos estão com baixa produção. Se o Governo Federal não faz por esses agricultores, vamos ver se o Governo do Estado se engaja nessa causa para protegê-los a fim de que não percam o que tanto trabalharam em sua vida. Quando não dá safra não é que o agricultor não quer pagar, é que ele não tem. Vamos conversar com o Governo para encontrar uma solução a essa dificuldade”, comenta o presidente do Sindicato Rural, Nelson Gafuri.
O encontro, realizado nesta sexta-feira (16/05), no auditório do Sindicato Rural Patronal contou com a presença do prefeito Mário Costenaro e secretários de governo, vereadores, diretores de escolas estaduais, e reuniu produtores rurais, dirigentes de entidades ligadas ao setor pecuário, empresários e chefias regionais do Governo do Estado.
Entre tantos temas abordados nesta reunião de trabalho, foi mencionado o reforço na solicitação para que Novo Sarandi volte a ter o Destacamento da Polícia Militar, visando atender as demandas de segurança pública na região.
OUTROS TEMAS DO AGRO
Gafuri salienta que conversou com Hussein Bakri na busca de uma agenda com o governador Ratinho Junior, para o atendimento de outras necessidades da agropecuária do Oeste do Paraná. Gafuri propõe que a pauta seja construída conjuntamente entre os sindicatos que integram o Núcleo de Sindicatos Rurais do Oeste do Paraná (Nurespop). “O mais importante é que temos esse canal de diálogo aberto. Neste sentido, a reunião de hoje aqui no Sindicato foi muito positiva”, considera.

INVESTIMENTOS EM PAVIMENTAÇÃO RURAL
Gafuri destaca que o deputado reforçou o compromisso da liberação de R$ 25 milhões para pavimentação rural, visando dar condições de trafegabilidade para o escoamento da produção em asfalto e deslocamento de insumos que atendem as propriedades rurais, além de R$ 5 milhões para substituição de pontes de madeira por concreto.
“Ele tem se mostrado um deputado muito atuante e com responsabilidade em relação às demandas do município. Isso é bom porque é Toledo que ganha em desenvolvimento”, pontua o presidente do Sindicato Rural Patronal ao lembrar dos compromissos do Estado, que o deputado confirmou, com a duplicação de trecho da PR-317 desde o entroncamento com a Avenida Ministro Cirne Lima, em Toledo, até a divisa com Ouro Verde do Oeste – inclusive com a construção de nova ponte sobre o Rio São Francisco, e um trecho de duplicação na saída para São Pedro do Iguaçu.
“Receber o deputado e contar com a presença dos associados, empresários e demais lideranças é importante para o Sindicato Rural, pois mostra que somos uma entidade que é referência nas discussões dos assuntos de desenvolvimento do município e que tem admiração da sociedade”, salienta Gafuri.
Fonte: SRT