Paço Municipal. Foto: Fábio Ulsenheimer/Secom

A Prefeitura de Toledo decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do ex-prefeito toledano, por dois mandatos, e ex-deputado estadual José Carlos Schiavinato, ocorrido na noite da terça-feira (13), vítima de complicações da Covid-19. Atualmente, Schiavinato ocupava o cargo de deputado federal.

O Decreto nº 99/2021 enaltece a dedicação de Schiavinato “às causas da comunidade toledana e regional, seja como servidor público municipal, seja como Prefeito nas gestões 2005-2008 e 2009-2012 e como Deputado Estadual e Deputado Federal, funções que desempenhou com grande profissionalismo, competência e dedicação”.

O prefeito Beto Lunitti afirmou que cada prefeito, em seu tempo, fez o seu melhor. “Em relação ao trabalho, o ex-prefeito e deputado se dedicou muito ao trabalho em prol do nosso município e foi figura importante para o desenvolvimento da nossa região após se tornar nosso representante parlamentar”.

Despedida

O corpo de Schiavinato e a urna com os restos mortais de sua esposa Marlene, falecida em 12 de março também em razão da Covid-19, estão sendo trazidos por via terrestre de Brasília e chegará a Toledo nas primeiras horas desta quinta-feira (15). O velório do deputado federal será realizado no hall de entrada do Paço Municipal Alcides Donin das 9 às 12 horas. Em seguida, o cortejo fúnebre segue até a Catedral Cristo Rei, onde será celebrada missa de corpo presente às 16 horas e, em seguida, por volta das 17 horas, haverá o sepultamento em ala destinada a ex-prefeitos de Toledo no Cemitério Cristo Rei.

Esses traslados serão feitos em caminhão do Corpo de Bombeiros acompanhado por batedores. As homenagens formais se estendem à presença da Guarda de Honra da Guarda Municipal durante o velório no Paço, sendo que caberá à corporação organizar o fluxo de pessoas que virão para se despedir de Schiavinato e sua esposa. 

Para minimizar os riscos de disseminação do novo coronavírus, haverá uma triagem em que se controlará o número de pessoas que podem permanecer no recinto. Na entrada, elas terão a temperatura corpórea aferida e serão orientadas a passarem álcool em gel nas mãos.


Como forma de prestar homenagem póstuma pelo falecimento de José Carlos Schiavinato, o Decreto nº 103/2021, editado na tarde desta terça-feira (14) pelo chefe do Executivo Municipal, estabelece que não haverá, no perído da manhã, expediente de trabalho e atendimento ao público tanto no Paço quanto nas demais repartições públicas em que não são prestados serviços de caráter essencial. Tal suspensão não se aplica a atividades referentes a serviços essenciais.

Foto: Reprodução/Secom

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação