A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Toledo, comemora a aprovação de mais um curso: Educação Especial Inclusiva. A contemplação veio através do Edital CAPES nº 23/2023 – PARFOR EQUIDADE, do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). O Parfor é um programa do Ministério da Educação que surgiu justamente para possibilitar formação no ensino superior para futuros professores.

A qualificação considera a prática como princípio de formação, através de ações inovadoras que possibilitem a construção de conhecimentos e da formação de professores de forma crítica e reflexiva, atendendo às perspectivas das políticas nacionais e as referências atuais para a formação e a atuação na área da Educação Inclusiva.

O curso de Licenciatura em Educação Especial Inclusiva terá 32 vagas e duração de oito semestres. A previsão é que as aulas comecem até agosto de 2024.

A proposta foi construída por docentes do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) do Campus de Toledo, sob a coordenação da professora doutora Tânia Aparecida Martins, em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação da Unioeste (PROGRAD).

Sobre a graduação

O Curso é voltado para qualquer pessoa que tenha concluído o Ensino Médio e será ofertado no Campus da Unioeste, em Toledo, de forma gratuita e presencial, com um total de 3.200 horas, incluindo estágios. A proposta é inovadora para o Paraná, os alunos serão formados em Licenciatura em Educação Especial Inclusiva, sendo a primeira do Estado do Paraná nesta ênfase.

O Projeto (já aprovado pelo MEC-CAPES-PARFOR) agora segue os trâmites normais na Unioeste e no Governo do Estado, para a realização dos processos de seleção de alunos e o início das aulas.

Inclusão

Entre as 32 vagas que serão abertas, será destinada uma porcentagem (ainda há ser definida) para estudantes indígenas, pardos, pretos, quilombolas e da população de campo, assim como pessoa surda ou pertencente ao público-alvo da educação especial, que esteja regularmente matriculado em curso da PARFOR EQUIDADE, estes poderão ser contemplados com bolsa-auxílio no valor de R$ 700.

Mais informações

Ao longo dos próximos dias serão divulgadas mais informações sobre o processo seletivo e início das aulas. Por enquanto, todas as dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail tania.martins@unioeste.br ou pelo wattsapp 45 99917-5564, com a Coordenadora do Projeto, profª dra. Tania Martins.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Unioeste