Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mostra e Festival terá oficinas paralelas durante o evento

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Os participantes da XIII Mostra de Circo Social e do VI Festival Nacional de Circo, de 25 a 30 de novembro, em Toledo, vão poder participar também de oficinas de capacitação nos níveis inicial, intermediário e avançado. Os cursos serão oferecidos no Picadeiro do Circo da Alegria, junto à escola municipal Anita Garibaldi, no Jardim Europa, paralelo à Mostra, que será realizada pela manhã e tarde, no Teatro Municipal. As inscrições já foram realizadas e os participantes selecionados nos próprios grupos, de acordo com a habilidade e interesse de cada um, respeitando o número de vagas oferecidas. Todos os inscritos previamente receberão certificado de participação.

“Para participar das oficinas nos níveis intermediário e avançado é necessário um conhecimento mínimo na área. As vagas são limitadas e o tempo de curso depende de cada uma das modalidades escolhidas. Limitamos a participação e ampliamos o período de curso para que os participantes realmente saiam mais capacitados e em condições de multiplicar estes conhecimentos nos locais onde atuam”, explicou o coordenador do projeto do Circo da Alegria e do evento, Dado Guerra.

Uma novidade neste ano, explica ele, é a oficina de composição coreográfica para circo, que é uma das dificuldades percebidas na montagem dos espetáculos. “A composição coreográfica permite valorizar melhor cada movimento, graus de dificuldade do número, entre outras questões, tornando o espetáculo mais bonito e mais completo aos olhos do público”. A oficina será uma das primeiras, na terça-feira, 26, com Silvana dos Santos Silva, do Núcleo Acadêmico de Danças de Toledo. Serão 20 vagas, das 9 às 11h30min. No dia 27, no mesmo horário, com um total de 25 vagas, será oferecida a oficina de acrobacias de solo níveis iniciante e intermediário, com Sailles Rovea Amaral da Silva e Renan Cassiano dos Santos.

Nos dias 28, 29 e 30 serão realizadas oficinas de acrobacias de solo (nível avançado), com Alexandre Souto, da Escola Nacional de Circo, do Rio de Janeiro, das 9h Às 11h30min e das 14h às 17h; no dia 29, oficina de aéreos, com Alex Machado, da Escola Nacional de Circo, do Rio de Janeiro,  para os níveis inicial, intermediário e avançado, em grupos distintos, a partir das 9h e das 14h; e  oficina de monociclo (para iniciantes e intermediários), a partir das 9h, com Aires Coutinho, de Maringá. Para esta oficina, os participantes devem trazer o seu monociclo. O curso é preparatório à realização da carteira de monociclo. As provas serão na sexta-feira, 29, na pista de skate, no Jardim Porto Alegre, a partir das 20h.

Ainda na sexta-feira serão realizadas as oficinas de estêncil, com pintura do “Muro Circo da Alegria SCFV”, a partir das 9h, com Franco, de Toledo, e de passes de claves, níveis intermediário e avançado, com Aires Coutinho, de Maringá, a partir das 14h.

A última oficina será no sábado, 30, de acrobacias de solo, nível avançado, com Alexandre Souto, da Escola Nacional do Circo, durante todo o dia. Cerca de 150 pessoas estão inscritas para as oficinas, que serão realizadas ao longo da semana. Todas as vagas abertas foram preenchidas.

A XIII Mostra de Circo Social e VI Festival Nacional de Circo de Toledo é uma realização da prefeitura de Toledo, Secretaria de Educação, Escola Municipal Anita Garibaldi/Circo da Alegria e Circo Ático e conta com o apoio das secretarias municipais de Assistência Social, Cultura, Esporte, Comunicação, Administração e outros parceiros.

[bsa_pro_ad_space id=7]

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2807 – 29/01/2026

Cotações em tempo real