Na tarde dessa quarta-feira, 04 de outubro, foi descerrada a placa de um dos projetos sociais, ao meu ver, mais esperados pela classe minoritária de Toledo. Trata-se de um modelo criado em Toledo como parte de um programa habitacional: o Lote Social, que já foi incluído no Plano Nacional de Programas Habitacionais do Governo Federal.

O Lote Social, conforme o prefeito em exercício Ademar Dorfschmidit explanou no ato do lançamento, é um projeto pioneiro, desenvolvido em Toledo, que visa facilitar a aquisição de terrenos a baixo custo. “Esse foi um sonho que se tornou realidade porque o prefeito Beto Lunitti acreditou numa proposta que hoje já é referência para outros municípios”, disse Ademar, emocionado, em seu pronunciamento.

Emendas para estimativas orçamentárias do ano de 2024

Haverá audiência pública da CFO (Comissão de Finanças e Orçamentos), no dia 26 de outubro, às 14h, no Câmara Municipal de Toledo. A convocação é do vice-presidente da comissão, vereador Gabriel Baierle. Na pauta, a instrução do Projeto de Lei nº 153, de 2023, do Poder Executivo, que estima a receita e fixa a despesa do Município de Toledo, para o exercício de 2024. É o momento das sociedade organizada e demais autoridades entregarem suas sugestões e emendas através de protocolo no e-mail (legislativotoledo@gmail.com).

Caminhada das “autoridades” ganha adeptos e sugestões

Pelo terceiro ano consecutivo, quero convidar nossas autoridades constituídas de Toledo, para dia 22 de outubro poder desfrutar de uma caminhada pelas belas ruas da cidade, pelos distritos e por trechos da BR-163.

Foram 30 km na primeira, com roteiro ao redor da cidade. 40 km na segunda, que compreendeu o distrito de Novo Sobradinho, via Biopark, com retorno pela PR-282, até o aeroporto.

Nesse ano, a ideia será caminhar 50 km, partindo às 5h, de frente da Gazeta de Toledo, com destino a Xaxim, Concordia do Oeste, 10 de Maio, Dois Irmãos, Esquina Ipiranga, Três Bocas e conclusão no trevo da Avenida Ministro Cirne Lima.

Qual a finalidade?

Que nossos representantes, nossas autoridades e colegas da imprensa possam ver a cidade de um outro ângulo. Mas que também possa ser esta a oportunidade para os moradores irem de encontro a eles para entregar reivindicações, bem como fazer eventuais agradecimentos. Presenças já conformadas: desse jornalista, de De Sousa (diretor de Segurança da GM de Toledo) e do vereador Gabriel Baierle, grande inspiração aos demais edis, principalmente àqueles que são “fujommm”.

Bom dia! Li na sua coluna de hoje o convite para a já tradicional caminhada pelas ruas de Toledo e estradas dos Distritos.

Com sua permissão, já que autoridades devem participar da caminhada, gostaria de sugerir a inclusão no roteiro de uma passagem pela Rua Bom Pastor, entre as ruas Presidente Deodoro da Fonseca e Presidente Costa e Silva.

Existe lá um pequeno trecho sem asfalto.

No ano passado, indagamos ao Município sobre essa situação e foi-nos dito que aquele trecho não estava na malha de ruas porque era uma área particular, mas que estava em andamento um projeto de loteamento.

No mês de março passado recebemos a informação de que estava concluída a negociação com os proprietários da área, o loteamento estava aprovado e com início imediato.

De fato, houve o alargamento da “rua” e obras no em torno. Porém, até hoje o trecho de mais ou menos 100 metros continua sem asfalto e cheio de buracos.

Para um Município de ostenta e, com justo orgulho, a condição de maior área asfaltada no interior, é estranho conviver com esta situação a menos de 10 minutos do centro da cidade.

A sinalização para quem desce pela Presidente Costa e Silva é precária, pois tem um estreitamento da rua sem nenhuma placa. No cruzamento da Bom Pastor com a Costa e Silva também não há sinalização.

O movimento é grande porque o caminho de acesso ao centro por ali é menor e ainda se foge da movimentada Avenida Cirne Lima.

Se o trecho for incluído no roteiro da caminhada, favor avisar os participantes que, em caso de chuva, levem botas de cano longo.

Se não chover, evitem ir de tênis de cores claras porque a poeira vai exigir uma lavagem especial.

Dr, Ivanir Locatelli, pioneiro de Toledo.

O ‘pé-do-polaco’, na estrada e na política

Tenho uma grande admiração por aqueles cidadãos que se dispõe a pôr seu nome para ser julgado pelo público, principalmente em cargos eletivos. Mais respeito ainda tenho quando o cidadão é um empresário e médico veterinário que nunca se envolveu com a política.

O ‘pé-do-polaco’, na estrada e na política I

Este postou um video se colocando à disposição, exatamente há um ano antes do xeque mate. Me refiro a Douglas Wosh, cidadão que é uma exímia ‘alavanca’ de ações sociais, principalmente quando envolvem a saúde pública. Creio que seja algo intrínseco, que se deva à em sua formação em veterinária. Contudo, ele cuida de vidas.

O ‘pé-do-polaco’, na estrada e na política II

Foram inúmeras as campanhas que partiram de sua iniciativa, ou que com ela contaram, e que deram mais que certo. Como exemplo, cito o Hospital Bom Jesus, fonte de inspiração que o faz querer continuar sendo útil ao povo. Douglas Wosch, ou simplesmente ‘Polaco’, quer agora se colocar como um representante público no legislativo e anunciou sua pré-candidatura a vereador.

Desafio ao Breda

Caro Breda, aquele ‘edil’ que você carinhosamente chama de ‘tesouro’ (não nos interessa por quais motivos), não aceitou minha sugestão. Então, eu faço o desafio: você caminhar 1 km no dia 22! Vai ganhar um grande prêmio (mantido em segredo)!