O aleitamento materno é um gesto de amor que protege o bebê e traz benefícios para a saúde da mãe
O mês de agosto é dedicado ao Agosto Dourado, campanha que celebra e incentiva a amamentação. A cor dourada simboliza o padrão ouro de qualidade do leite materno, reconhecido mundialmente por seus benefícios nutricionais, imunológicos e afetivos.
Amamentar é um gesto de amor, proteção e vínculo entre mãe e bebê. Além de proteger o bebê contra infecções e doenças crônicas, a amamentação oferece benefícios diretos para a mãe. Estudos mostram que a amamentação também está associada à redução do risco de câncer de mama e de ovário, devido à regulação hormonal que ocorre durante o período de lactação. Quanto mais tempo a mãe amamentar, maior será a proteção proporcionada.
O incentivo à amamentação vai além do cuidado individual. Essa é uma estratégia de saúde pública, que promove bem-estar, reduz complicações médicas e fortalece o vínculo familiar. Garantir que mães tenham apoio, orientação e condições adequadas para amamentar é fundamental para preservar a saúde de mulheres e crianças.
É um direito que precisa ser incentivado e apoiado por todos, sejam profissionais de saúde, familiares, empregadores e sociedade, para garantir que mães possam amamentar com segurança, acolhimento e consciência dos benefícios para si e para os filhos.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Ceonc





