Foto: Assessoria/Copacol

Com mais de 60 anos de atuação no cooperativismo voltado ao agronegócio, e entre as maiores Cooperativas do ramo no Brasil, a Copacol se destaca pelo seu sistema de integração por meio das atividades de Aves, Suínos, Peixes e Bovinocultura de Leite, proporcionando ao cooperado alternativas de renda para que ele possa se manter no campo com qualidade de vida.

Como forma motivar os produtores que se destacam com os melhores resultados em cada uma dessas atividades, a Copacol divulga em seus canais de comunicação e rede social os nomes dos destaques do mês.

Saiba quais foram os melhores resultados do mês de junho:

Na atividade de piscicultura, o mês de junho foi de bons resultados para o cooperado, Claudemir Ariati de Cafelândia, que além de obter 1.390 Kg de conversão alimentar, se destacou também em crescimento diário ao obter 4.84 gramas de crescimento dos peixes ao dia. Ainda em conversão alimentar na segunda colocação ficou o produtor, Valdir Meurer de Anahy, com 1,416 Kg e em terceiro, Vitório Thomé de Jesuítas com, 1,473 Kg.

Foto: Assessoria/Copacol

Outro item avaliado é o crescimento diário dos peixes, que além de Claudemir em primeiro, tem na segunda posição o produtor Valdir Meurer, com 4,43 gramas e em terceiro, o cooperado Paulo Kammer de Cafelândia, com 3,97 gramas.

Já no item rendimento de filé, a primeira colocação ficou para o produtor, Valdir Meurer com, 38,38%, em segundo, o piscicultor, Diogo Albier Patussi de Freitas, de Tupãssi, com 38,03% e em terceiro lugar a cooperada, Carmen Terezinha Welter Margis, de Toledo, com 37,57%.

“Mesmo já vindo de outros bons resultados, este me surpreendeu, porém esse não é um mérito só meu, mas de um processo que envolve todo o sistema de integração, como: alevinos de boa qualidade, genética avançada, nutrição de qualidade, assistência técnica capacitada, enfim, é um resultado onde cada pessoa envolvida no processo tem que fazer a sua parte, e com isso a Cooperativa nos proporciona essa condição para obter bons resultados”, conta feliz e motivado, Claudemir Ariati, dono da melhor performance do mês de junho na piscicultura da Copacol.

Outra situação que o deixa motivado com a atividade, é o fato de saber que, hoje em uma pequena área que antes era incultivável, ele desenvolve a piscicultura com rentabilidade, agregando renda a propriedade com melhor qualidade de vida.

AVICULTURA

Com 487 pontos de IPE (Índice de Eficiência Produtiva), o cooperado do município de Tupãssi, Sergio Cristófoli, é o destaque do mês no sistema de integração de Aves da Copacol, logo em seguida na segunda colocação com 484 pontos, está o produtor Luiz Francisco Motter de Cafelândia e na terceira posição no ranking dos melhores do mês aparece o avicultor, Amantino Passoni de Nova Aurora, com 483 pontos.

SUINOCULTURA

Com a participação de 172 produtores de suínos integrados, toda a produção é processada pela Central Frimesa. As melhores pontuações do mês foram obtidas pelos cooperados: em primeiro lugar com 627 pontos, se destacou o produtor de Iracema do Oeste, Wagner Augusto Tesolin. Mas ele não está sozinho não. A segunda colocação com 625 pontos é do produtor de Nova Aurora, Marcelo De Ré. Com 620 pontos se destaca em terceiro o produtor de Iracema do Oeste, Waldemyr Cezar Tesolin, em quarto, a cooperada Suely Viaro Rodrigues, de Iracema do Oeste, com 614 e fechando o ranking de melhores resultados do mês em quinto lugar está o suinocultor de Cafelândia, Deroni Utcenski, cuja pontuação foi de 608.

BOVINOCULTURA DE LEITE

Na atividade de Bovinocultura de Leite, os melhores resultados foram obtidos pelos cooperados: Marcio Rodrigo Gambetta de Nova Aurora, que se destacou em primeiro lugar com média produzida por vaca de 36.03 litros, com isso ele obteve uma produção mensal de 57. 295 litros. Produtor de Formosa do Oeste, Devair Costa, obteve um ganho médio por animal de 35.76 litros, enquanto que a produção geral de junho ficou em 62.216 litros e para fechar o ranking dos melhores do mês, na terceira colocação aparece o cooperado, Dealmar Eckstein de Cafelândia, que alcançou uma produção média por vaca de 33.59 litros. Já a produção do mês ficou em 74.571 litros.

Assim como na atividade de suinocultura, a produção de leite dos cooperados é processada pela Central Frimesa.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Copacol