Encontro em Toledo superou em mais de 400 carros na comparação com 2023. Foto: reprodução redes sociais

Por Marcos Antonio Santos

Evento em 2025 será internacional

Um domingo de nostalgia e volta ao tempo; anos 50, 60, 70, 80, 90…, céu azul e um sol acolhedor. Foi um verdadeiro presente e deleite para os participantes do 3º Encontro de Veículos Antigos realizado pelo Toledo Automóvel Clube.

O evento superou as expectativas, segundo os organizadores foram registrados 1.204 carros antigos de diversos modelos, marcas, cores, quilômetros percorridos e histórias que o tempo não apaga. Histórias únicas e marcantes. Um desses automóveis foi o Fusca de Adelir Baldin. “Há cerca de dois anos, eu e meu pai (Delvo) entramos em um projeto: montar um Fusca que, assim como aconteceu comigo e ele, seria o primeiro carro da minha filha Sara. Porém não queríamos que fosse algo apenas material, teria que ter significado. Assim resolvermos nós mesmos colocar a mão na massa. Desmontamos, lixamos, substituímos peças, pintamos e remontamos, fizemos a adaptação da estofaria e toda a parte elétrica do zero. Não somos profissionais e sabíamos que o resultado não ficaria perfeito, mas temos orgulho de dizer que demos o nosso melhor, com paixão e suor. O Fusca ainda não está pronto, e a pequena Sara ainda não pode dirigir”, conta Adelir Baldin.

Para ele, no final o que sobra são as experiências, as dificuldades e as pequenas vitórias, mais do que o material, fica o significado. “Quero agradecer meu pai Delvo Baldin pelo tempo dedicado, as horas de lixa e preparação; os patrocinadores do projeto; a minha mãe Mercedes Baldim, que sempre me incentivou dizendo que era perda de tempo; e, sobretudo, a minha família Sara e Franciele, que me apoiaram e compreenderam a necessidade de todo tempo dedicado. Ele não está pronto, e, talvez, nunca ficará, pois sempre há algo a melhorar, mas estamos felizes com o caminho”, afirma Adelir Baldin.

Pai e filho a mesma paixão por carros antigos. Foto: arquivo pessoal

45 MIL – O Parque Diva Paim Barth (Lago Municipal) recebeu ao longo do domingo, 23, cerca de 45 mil apaixonados por carros, que não ‘envelhecem nunca’, e cada vez mais atraem pessoas de várias gerações. “O Encontro de Veículos Antigos realizado na cidade de Toledo em homenagem ao Dia Mundial do Fusca (22 de junho) foi um sucesso. Superou a expectativa que tínhamos durante o ano de que conseguiríamos trazer mil veículos antigos no Lago. Na verdade, quando eram 12h05, esse número já foi atingido e no encontro passaram dos 1.200 veículos antigos”, menciona Nelso Bassani, integrante da diretoria do Toledo Automóvel Clube. O evento movimentou a economia da cidade com hoteis cheios e os restaurantes receberam muitos clientes extras.

INTERNACIONAL – Ele confirma que para o ano que vem, o encontro será internacional. “Lançamos nesse domingo, o 4º Encontro de Veículos Antigos, que será realizado dia 15 de junho de 2025. Esse encontro passará a chamar-se Encontro Internacional de Veículos Antigos. Nossa gratidão a todos os envolvidos no encontro, os que nos apoiaram, toda a imprensa que ajudou divulgar, mas de maneira especial, aos proprietários de veículos antigos de Toledo, região, de outros estados; Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e de outros países; Paraguai e Argentina”, enaltece.

Bassani revela que desde o início, o Toledo Automóvel Clube trabalhou para que um dia o Encontro de Veículos Antigos de Toledo se tornasse o maior encontro do interior do Estado Paraná. “Acreditávamos que isso iria acontecer, mas não imaginávamos que tão rápido. No domingo conseguimos nos tornar a cidade do interior do Paraná que realiza o maior encontro de carros antigos”.

O empresário Cézar De Césaro, membro do Toledo Automóvel Clube é um colecionador de carros antigos, disse que o encontro arrecadou três toneladas de alimentos não perecíveis, que serão repassados ao Rotary Club.

Dentre as atrações do evento foi sorteado um Fusca, 1984, entre os expositores. O ganhador foi Vitor Rauber, participante do grupo de Carros Antigos Toodequadrado, de Toledo.

Fotos: reprodução redes sociais