Familiares de pioneiros junto com vereadores de Palotina. Foto: Assessoria

A Câmara de Vereadores de Palotina aprovou na sessão ordinária do último dia 16 um Projeto de Lei que denomina como “Rodovia Municipal Antonio Nava” a KD-332, trecho que liga a rodovia PR-182, na Comunidade de Esquina Progresso até a KD-123, na Comunidade de Linha Água Branca. O projeto foi assinado por todos os vereadores e após a sua aprovação foi baixado à sanção pelo prefeito Luiz Ernesto de Giacometti.

Antônio Nava nasceu em Santa Catarina no dia 11/10/1935. Em 1959 mudou-se para Palotina com seus pais e irmãos. Casou-se com Rosa Catarina Marcuso e a família morou na Comunidade de Linha Água Branca, onde possuía uma marcenaria. Poucos anos depois passaram a morar na Comunidade Esquina Progresso e tiveram uma filha do coração chamada Ivete Aparecida Nava Paludo.

Antônio sempre esteve presente e por várias vezes liderando a construção daquela comunidade, utilizando seus maquinários para abrir estradas e ajudar a formar a comunidade. Ele desenhou o projeto da igreja de Nossa Senhora do Carmo, ajudou a construir tanto a Igreja como o Clube e fez a doação da imagem da Santa que até hoje se encontra naquela Capela. Foi presidente da comunidade por vários anos, além de secretário e tesoureiro.

Em 1998 passou a trabalhar com o genro, Neodir Paludo, no sítio localizado na Esquina Progresso, onde toda a família cresceu. Toni Nava, como era chamado, teve dois netos, Thaís Paludo e Lucas Paludo, para os quais deixou vários ensinamentos. Infelizmente não teve a oportunidade de conhecer, mas também tem 3 bisnetos. Ele faleceu no dia 13 de junho de 2017 aos 81 anos.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Na segunda-feira também foi aprovado em primeiro turno projeto que denomina como Rodovia Arno Ohlweiler a KD 302, trecho que liga a Comunidade de Esquina Progresso até a KD 328, na Comunidade São Luiz. Este projeto será votado em segundo turno na sessão ordinária do próximo dia 23.

Pioneiro Antônio Nava faleceu em 2017 com 81 anos. Foto: Arquivo da família

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara de Palotina