Comboio da Polícia Penal trouxe, nesta segunda-feira (05) os primeiros presos GTT que ficarão em Toledo. Foto: Fernando Braga

Uma nova reclassificação de detentos está sendo aplicada no Paraná, fazendo com que a nossa unidade de Toledo passe a ser a única cadeia paranaense a acolher a população “GTT”, formada por gays, travestis e transexuais.

Presos transferidos

Para que isso acontecesse, há poucos dias, dezenas de presos qualificados com “criminosos sexuais”, que até então compunham o perfil de presos custodiados em Toledo, foram transferidos para a PEF4 de Foz do Iguaçu, liberando espaços para o acolhimento da população GTT. Esses espaços passam a ser voltados especificamente para a convivência entre detentos identificados nesse perfil, com celas destinadas exclusivamente para as pessoas que sejam gays, travestis e transexuais, com objetivo de resguardar todos os seus direitos.

Será permitida

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Às pessoas GTT será permitida a manutenção de algumas características identitárias, como o uso de cabelos compridos e tintura nos cabelos, por exemplo, garantindo seus caracteres secundários de acordo com sua identidade de gênero. Na unidade penal de Toledo, havendo a disponibilidade de uniforme, a pessoa encarcerada deverá fazer uso das roupas fornecidas pelo Deppen.

Todos os detalhes

Nesta terça-feira, a Gazeta de Toledo irá publicar, em reportagem exclusiva, todos detalhes sobre o funcionamento da Cadeia Pública de Toledo com o novo perfil reclassificado e a explicação do motivo que fez o Deppen escolher Toledo para custodiar os presos gays, travestis e transexuais de todo o Paraná. O jornalista Fernando Braga acompanhou o trabalho da Polícia Penal na unidade prisional toledana, conheceu a nova estrutura que abrigará a população GTT e acompanhou de perto a chegada dos novos presos. Amanhã será publicada a matéria completa.

Termômetro político

Nesse final de semana (sábado e domingo), estive participando de 5 eventos entre festivos e particulares, para ver, medir e analisar as movimentações políticas, especialmente para as próximas eleições a prefeito. Resumo as respostas que obtive, com essa frase de Carlos Drummond de Andrade: Uma eleição é feita para corrigir o erro da eleição anterior, mesmo que o agrave.

Parabéns, comunidade de Xaxim!

Evento gastronômico que realmente conquistou os toledanos. Prato saboroso, atendimento rápido, instalações com qualidade e a higiene que merece aplausos.

Sem condições técnicas

Estou aplaudindo o projeto que faz a remodelação e reestruturação organizacional, administrativa, de plano de cargos e carreiras da Câmara Municipal de Toledo. 

Sem sinais

A imprensa já nem perde mais seu precioso tempo indo às sessões, já que na Casa de Leis faltam condições técnicas para transmissão do rito ordinário. Não existe sinal de WI-FI com qualidade para a imprensa, muito menos sinal das operadoras para que se possa prestar serviços de informações. Para piorar, na transmissão feita pelo YouTube nada funcionou na sessão desse dia 05 de junho.

“SerToledo vai pedir cassação do prefeito Beto Lunitti” Assim se pronunciou Marlene Silva, secretária-geral do SerToledo, afirmando que o prefeito incorreu em grave erro ao ascender professores simplesmente mudando uma tabela, que concedeu ascenção a não diplomados com nível superior. Assista clicando aqui.