Foto: Fabio Ulsenheimer/Decom

A Secretaria de Cultura abriu a temporada cultural de 2023 na terça-feira (07) com o espetáculo multimídia “2016”, concerto estrelado pelos músicos portugueses Fernando Costa (violoncelista), Pedro Lopes (violinista) e João Vasco (pianista, diretor artístico e autor do projeto artístico). Com a casa lotada – 980 pessoas retiraram ingressos – o show foi um sucesso e ganhou muitos elogios do público presente no Teatro Municipal de Toledo, palco principal da Capital da Cultura do Oeste do Paraná.

Para a farmacêutica bioquímica e astróloga, Cláudia Freitas dos Santos, o show foi impactante. “Fiquei sabendo por uma amiga do espetáculo e como toco piano desde pequena, sempre convivi com a música e achei interessante vir. As músicas são incríveis, autorais, com influência de grandes compositores, bem ritmadas. Eu gostaria que eles tocassem um pouquinho mais. Realmente, saio muito satisfeita com o que pude acompanhar e inclusive vou comprar cd’s, um para mim e um para presentear meu professor de música”, disse. 

A afirmação confirma o presente que a Secretaria de Cultura ofereceu aos toledanos gratuitamente. “Foi uma belíssima apresentação, com repertório de música clássica e contemporânea. Com certeza será inesquecível, especialmente por ser algo mais erudito e mesmo assim a população foi muito receptiva. O Teatro estava lotado para um momento que já passou por diversos países e apenas três municípios brasileiros tiveram a oportunidade de assistir: Foz do Iguaçu, Toledo e Rio de Janeiro. Que bom que os toledanos aproveitaram esta oportunidade única”, comemorou. 

O espetáculo – Com produção cultural de Fabrício Chianello, o espetáculo é uma realização das empresas Espaço Carioca, Smille Produções Artísticas e Ymbu Entretenimento. Além do Governo da República Portuguesa, por meio da Direção Geral das Artes, há ainda, localmente, os apoios da Secretaria da Cultura de Toledo, do Restaurante Família Jhony´s e do Jardim da Pierina. 

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Com estilos musicais eruditos que variam do barroco ao contemporâneo, o repertório conta com obras musicais inéditas que são acompanhadas por filmes de autoria de João Vasco que dialogam com a performance do trio no palco. Os números são influenciados pelo legado deixado por autores clássicos (Schubert, Chopin, Stravinsky, Schnitke e Ligeti), minimalistas (Steve Reich e Philip Glass) e contemporâneos (Ryuichi Sakamoto), além dos portugueses Carrapatoso e Sassetti.

Próximas atrações – As movimentações culturais voltam no dia 26 de março com celebrações religiosas em homenagem aos Pioneiros. No mesmo dia acontece o lançamento do documentário “Memórias de Toledo”, em horários ainda a serem definidos. No dia 27, será realizada a inauguração do busto da pioneira Diva Paim Barth, no Parque Ecológico que a homenageia. A data também está reservada para o Encontro dos Pioneiros de Toledo. Para o mês de abril, de 24 a 29, a Secretaria de Cultura promove o Festival de Teatro.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo