Evento será realizado neste sábado (20), no Espaço Vivacce, com vinícolas de todo o mundo, gastronomia regional e música
Já pensou em participar de um evento que reúne os melhores rótulos de vinho do mundo e a gastronomia regional em só um local? E junto disso tudo boa música e diversas experiências imersivas? Esse é o propósito do Wine Day Festival, que será realizado neste sábado (20), no Espaço Vivacce, das 17h às 22h, em Cascavel, no oeste do Paraná.
A expectativa é de reunir mais de 400 pessoas para um dia único e inesquecível, com experiências guiadas por vinícolas e importadoras renomadas de todo o mundo e a possibilidade de provar pratos da gastronomia regional, tudo isso de forma harmônica, ou seja, a bebida e o prato certo de maneira a agregar novos aprendizados, melhorando a experiência gastronômica.
A iniciativa é do empresário do ramo de alimentos e bebidas e especialista em Enogastronomia, Marcus Vinicius Dalavechia, conhecido como Caco, que promove há quase 10 anos eventos que harmonizam vinhos com gastronomia. Foi desta forma que surgiu o Democratizando o Vinho, movimento que fortaleceu a comunidade da enogastronomia cascavelense.
“Os eventos foram tomando proporções cada vez maiores, até chegarmos no formato que temos hoje, como o Wine Day Festival. Em 2022 tivemos a primeira edição, com a presença de 400 pessoas e, nesta edição, já superamos o número de convites vendidos”, explica Caco.
Segundo ele, o Wine Day é um festival porque une várias culturas: diversidade de vinhos, gastronomia e música. Os interessados em participar do evento já podem retirar o convite via WhatsApp (45) 99915-0085 ou pelo portal (https://eventos365.com.br/Event/Detail/29525).
“Ao entrar no Festival, o participante viverá experiências inesquecíveis e poderá compartilhar conhecimento com especialistas em vinhos. Tudo à vontade”, explica.
Os frequentadores do Wine Day Festival poderão curtir muita música. Serão disponibilizados dois palcos, com diferentes estilos musicais ao longo da programação, com MPB, jazz, música eletrônica, sertanejo e muito rock. A FG Empreendimentos, construtora de Camboriú (SC), vai montar um espaço que remete à praia. Já a Tombini Arquitetura vai lançar um novo empreendimento, o Terranoble. Também será sorteado, durante o evento, três adegas pela Zero Grau, entre outros. A expectativa é que o Wine Day Festival entre para o calendário de eventos de Cascavel.
Mercado
Dados da consultoria Wine Intelligence indicam que 36% da população adulta brasileira consome vinho ao menos uma vez no mês. Conforme Caco, o mercado registrou crescimento durante a pandemia da Covid-19, e tem fidelizado um público cada vez mais interessado em conhecer mais sobre a bebida.
“Por outro lado, a gastronomia também se popularizou, as pessoas viajam para ter novas experiências. Acredito que as muitas delas estão pensando mais no que estão bebendo e comendo, ou seja, em harmonizar as características específicas de cada vinho com o prato servido, que é a arte da enogastronomia”, explica.
É o caso do médico Gerson Tatsuya Uchimura, um apreciador de vinho, da gastronomia e que adora viajar para conhecer novas culturas, tradições e novos rótulos de vinho. Segundo ele, dentro de uma garrafa de vinho, não tem só vinho, tem uma história, uma tradição e paixão.
“Enogastronomia, enoturismo, conhecer onde nascem os vinhos que você mais aprecia. E o melhor é porque, via de regra, os grandes vinhedos, de grandes produtores, se localizam em lugares belíssimos e cheios de história, como Toscana, Bordeaux, Mendoza, Alemanha, entre outros”, comenta.
Mesmo com o prazer de viajar para diferentes países, ele acredita que Wine Day Festival tem um significado para a cultura do vinho em Cascavel e região e está em sintonia com o que vem ocorrendo no mundo, com feiras e eventos nos quais produtores, importadores e profissionais da área tem contato com o público, promovendo e esclarecendo particularidades desse universo.
“No Wine Day Festival, o público terá contato com os profissionais do vinho, com acesso a diversos rótulos do Novo e Velho Mundo (Argentina, Chile, França, Itália, Portugal), num evento que tem esse caráter didático, que só se consegue viajando para esses países e regiões”, frisa.
A opinião é compartilhada pelo médico Jackson Vinícius de Lima Bertuol. Para ele, o Democratizando o Vinho é fundamental no sentido de desmistificar que vinho é uma bebida cara ou sofisticada. Além de democratizar o vinho, existe todo um processo de aprendizado, segundo ele, sobre as regiões produtoras de vinho, as características de cada uva e dos processos que adicionam diferentes notas e sabores ao vinho, que ajudam na escolha do melhor vinho para cada pessoa.
“O Wine Day Festival é o evento que coroa tudo isso. Trazer vinhos das mais variadas regiões e diferentes uvas e possibilitar a degustação, com explicações dos próprios representantes das vinícolas, o que é fenomenal, além da gastronomia e música de qualidade, proporcionando uma experiência única”, considera.
Novos ares
O Wine Day Festival também terá uma edição de inverno, em novembro, em Cascavel. Os apreciadores de um bom vinho e da gastronomia de Curitiba, Foz do Iguaçu e Balneário Camboriú (SC) também poderão viver a experiência em suas cidades.
Fonte: Assessoria





