É inegável a importância da prevenção contra o novo Coronavírus, o Covid-19. Porém, embora agora em menos evidência nos meios de comunicação, a dengue continua fazendo vítimas em todo o Brasil. No início deste mês de abril, a Prefeitura de Toledo iniciou uma campanha sobre os perigos trazidos pelo Aedes aegypti e como fazer a prevenção.

Além da dengue, zika e chikungunya também são doenças transmitidas pelo mosquito. Para evidenciar as formas de eliminar este transmissor, elaboramos um infográfico com alguns dos cuidados para evitar o acúmulo de água. A campanha é veiculada nas mídias sociais, e leva o título: “Todos devem ficar em casa, menos a dengue!”, como forma de mostrar que, além dos cuidados com a pandemia de Covid-19, a população não deve esquecer-se da epidemia de dengue.

Números alarmantes

Do início de janeiro até o dia 13 de abril, 3276 casos de dengue já foram notificados em Toledo. Destes, 2950 autóctones, 59 importados, 215 negativos, 52 suspeitos e três mortes. Por isso, os cuidados devem ser constantes e, em épocas de pandemia viral, redobrados.

O combate não pode parar

É importante aproveitar este momento em que parte da população está em casa para combater o Aedes aegypti. A dengue é uma doença que pode ser controlada, dependendo apenas das ações pessoais de cada um.

Através desta campanha, pedimos sua ajuda. Não deixe água parada em vasos de plantas, garrafas pet, calhas, potes de alimentação de animais e demais recipientes. Cuide do seu quintal. A dengue também mata e você pode ajudar a diminuir essas perdas. Seja consciente e ajuda a conscientizar quem ainda não acredita no problema. Está na hora de provar que, juntos, podemos ser ainda mais fortes!

Fonte: Secom/Pref. de Toledo