Foto: Decom/CMT

A Câmara de Toledo teve apresentada na sessão de segunda-feira, dia 26 de abril, a Indicação n° 472, subscrita por todos os vereadores, propondo uma homenagem do Município de Toledo ao deputado federal José Carlos Schiavinato, falecido no último dia 13 em função da Covid-19. Schiavinato recebeu em 2013 o Título de Cidadania Honorária de Toledo, mas as propostas defendem homenagens diferentes. Na proposta de todos os vereadores de homenagear o ex-prefeito eles propõem ao Poder Executivo Municipal a denominação de logradouro ou próprio público municipal com o seu nome. O documento é subscrito pelos vereadores Beto Scain, Chumbinho Silva, Dudu Barbosa, Elton Welter, Gabriel Baierle, Genivaldo Jesus, Genivaldo Paes, Geraldo Weisheimer, Gilson Francisco, Jozimar Polasso, Leoclides Bisognin, Marcelo Marques, Marly Zanete, Olinda Fiorentin, Pedro Varela, Professor Oseias, Valdir Rossetto, Valdomiro Bozó e Valtencir Careca.

Na mesma sessão foi apresentada ainda uma outra Indicação, de n° 470, assinada por doze vereadores, propondo a “construção de monumento em homenagem ao ex-prefeito, ex-deputado estadual e ex-deputado federal José Carlos Schiavinato”. O documento foi subscrito pelos vereadores Professor Oseias, Chumbinho Silva, Gabriel Baierle, Genivaldo Paes, Genivaldo Jesus, Gilson Francisco, Jozimar Polasso, Marcelo Marques, Pedro Varela, Valdir Rossetto, Valdomiro Bozó e Valtencir Careca.

A Indicação n° 472 traz uma biografia do ex-prefeito Schiavinato, lembrando sua chegada em Toledo e a carreira no serviço público e na vida política local e dela à política estadual e nacional. Nascido em Igaraçu, Schiavinato graduou-se em Engenharia Civil na UEM em 1977 e em 1979 chegou em Toledo. Então com apenas 24 anos, Schiavinato veio acompanhado de sua saudosa esposa Marlene de Fátima da Silva Schiavinato, também falecida de Covid-19 no dia 12 de março quando tratava-se de um câncer no Hospital Sírio-Libanês de Brasília. O casal teve os filhos Rafael Schiavinato (casado com Andressa) e Leandro Schiavinato (casado com Marinês), os quais lhes proporcionaram 6 netos.

“A vida de José Carlos Schiavinato pode ser inserida na galeria de homens que marcaram a história e Toledo, daqueles cidadãos que orgulham nossa gente e com sua conduta granjeou o respeito e a admiração de muitos nesta terra”, aponta a Indicação n° 472. O documento afirma ainda que o deputado federal em primeiro mandato deixa uma marca e o legado histórico de ser o único cidadão de Toledo a ocupar cargos eletivos nas três esferas brasileiras de poder, a municipal, estadual e nacional. Schiavinato teve “sua primeira grande oportunidade profissional na cidade durante a gestão do então prefeito e ex-deputado estadual Duílio Genari”, aponta o documento, destacando que ele virou servidor público e teve 25 anos de dedicação, trazendo ainda histórico da trajetória do ex-prefeito.

“Fez uma gestão exemplar, implantou diversos projetos e ações que garantiram a Toledo uma infraestrutura exemplar e à população uma excelente qualidade de vida”, aponta a Indicação, contabilizando 1.808 obras realizadas numa “gestão pública reconhecida pelo Brasil, tanto que ganhou vários prêmios incluindo o Melhor Prefeito do Paraná em 2010 pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios) ficando também entre os melhores prefeitos do Brasil”.

“Schiavinato colocou Toledo em lugar de destaque no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Paraná, além de implantar o programa de Estradas Rurais, edificar inúmeras obras de destaque como o Centro Olímpico, o Parque do Povo, o Aquário Municipal, ciclovias, unidades básicas de saúde, escolas, CMEIs, Academias da Terceira Idade, o Parque Temático das Águas, CERTIs (Centros de Revitalização da Terceira Idade), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2.470 unidades habitacionais, início do Hospital Regional, dois Centros da Juventude, busca dos financiamentos internacionais BID e AFD, entre tantas outras obras”, aponta o documento, que lembra também a trajetória do ex-prefeito no Poder Legislativo do Paraná, onde foi eleito com 61.507 votos em sua primeira candidatura.

“Conhecido por acordar muito cedo, trabalhar intensamente e ser municipalista, Schiavinato foi um deputado atuante. Além de legislar e vistoriar as obras públicas, percorreu 104 municípios e ajudou que as ações do Governo do Estado chegassem a quem necessita: a população das cidades. Ao todo viabilizou mais de R$ 350 milhões de ações aos municípios que representou”, aponta o documento.

“Sempre seguro de suas decisões, em um ambiente de posições diversas, soube se posicionar no tema “Prevenção na Pandemia, apresentando como autor do Projeto de Lei 1772/2020, que trata sobre a obrigatoriedade de uso pela população em geral de máscara de proteção individual, das vias respiratórias, quando declarado estado de emergência ou calamidade pública em saúde, desde que haja possibilidade de contágio ou transmissão da doença pelas vias respiratórias”, prossegue o histórico de José Carlos Schiavinato. “Ainda na atuação como deputado federal, foi um dos expoentes na luta para se encontrar uma saída para o problema que muitos agricultores enfrentam, o da destinação final e eliminação de animais mortos, não abatidos nas propriedades rurais”, apontando a necessidade de um posicionamento oficial para que saibam como atuar dentro da legalidade. “Os produtores são os mais interessados em atuarem dentro das normas, mas para isso não podem ficar sozinhos com todo o ônus que a produção gera”, aponta a Indicação.

“Considerando que sua atuação como cidadão brasileiro, honrou, em vida, os mais dignos sentimentos de pessoa dedicada às causas da comunidade toledana e regional, seja como servidor público municipal, seja como Prefeito nas gestões 2005-2008 e 2009-2012 e como Deputado Estadual e Deputado Federal, funções que desempenhou com grande profissionalismo”, o documento propõe a homenagem pelo Município de Toledo com a designação de seu nome a logradouro ou próprio público municipal.

Construção e marcas

Já a Indicação n° 470 propõe a construção de monumento. “A sua história como líder político e seu legado como gestor público serão eternizadas na memória de quem conviveu com Schiavinato e residiu durante sua gestão como prefeito no Município de Toledo. Uma referência que enriquece e orgulha a nós no Legislativo de Toledo”, aponta o documento. “E é esta referência que se almeja para as futuras gerações possam ter conhecimento de quem foi a pessoa de José Carlos Schiavinato, do orgulho do seu trabalho e da sua parceria nos compromissos e nas ideias em busca do desenvolvimento de nossa cidade e região, que nos motiva a indicar a criação de um monumento para que a história não se perca”, aponta a Indicação n° 470 ao Poder Executivo. Embora considere que a trajetória do ex-prefeito está registrada por todos os lados a proposição defende um monumento. Segundo a Indicação n° 470 sobre a vida a de José Carlos Schiavinato no município, “por onde se anda, suas marcas estão nos espaços públicos trazendo a lembrança de sua atuação como gestor”, apontam os doze vereadores.

Fonte: Decom/CMT