Foto: Decom/CMT

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 15 de agosto, teve o espaço da Tribuna Livre usado pelo Projeto Parlamento Jovem, através de representantes do 27° Núcleo Regional de Educação, Colégio Estadual Cívico Militar Antônio José Reis, Colégio Estadual Cívico-Militar Novo Horizonte e duas representantes dos 19 vereadores e vereadoras mirins eleitos em Toledo.

Usaram o espaço o professor Everson Grando, do NRE, além do diretor Sadi Nunes, do Novo Horizonte; da vice-diretora do Colégio Antônio José Reis, Maria José Vieira dos Santos; da professora do Componente Curricular Cidadania e Civismo Karen Capelesso e das vereadoras mirins eleitas Luryan Carolayne Finger Almeida e Sara Vitória Mariano. 

“Nós não somos o futuro, somos o presente, somos o agora”, disse a vereadora mirim Sara Vitória Mariano aos vereadores e vereadoras e público da sessão, anunciando que uma de suas propostas na campanha que a tornou a mais votada da escola foi a de implantação de um serviço de atendimento de psicólogo. Ela disse que o serviço atenderia os que sofrem de depressão ou trauma, além de proporcionar um olhar com maior empatia e compaixão aos jovens em suas dificuldades na fase que vivem. Para ela o Parlamento Jovem vem aproximar os jovens da vida pública, tirando o ranço que os jovens têm com a política. A vereadora mirim destacou que todos votaram e todos sabem o que falta, onde estão os problemas da sua comunidade, na saúde, segurança e educação.

Já o diretor Sadi Nunes, destacou o aspecto do envolvimento com as causas da comunidade, destacando que “todos temos que participar se quisermos mudanças no país”. Para a vice-diretora Maria José o que chamou a atenção até aqui no Parlamento Jovem é a alegria dos estudantes na participação, na campanha e na eleição, apontando que eles sentiram que puderam exercer a sua cidadania. 

Foto: Divulgação

Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem mobilizou 60 mil estudantes de todo o Paraná para ir às urnas escolher seus representantes em 148 colégios, com os eleitos sendo empossados no dia 29 de julho, em reunião online organizada pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral). A votação foi realizada com apoio de 86 zonas eleitorais, em 79 municípios. Dos 79 municípios participantes do Parlamento Jovem, da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), sete são da região de Toledo, entre elas as escolas toledanas Colégio Estadual Cívico-Militar Antônio José Reis e Colégio Estadual Cívico-Militar Novo Horizonte. Também da região do 27° Núcleo Regional de Educação, sediado em Toledo, participam os colégios estaduais Jaime Rodrigues, Jardim Zeballos, Frentino Sackser, Marechal Rondon e Barão do Rio Branco.

Os 19 vereadores e vereadoras mirins toledanos foram eleitos em processo que contou com convenções e demais etapas eleitorais e que agora, com a participação da Câmara de Toledo, deve incluir o conhecimento da atuação parlamentar através do Poder Legislativo.

Vereadores Mirins eleitos no Colégio Cívico-Militar Novo Horizonte:

Rafaela Fernanda Bento da Silva 

Willian José Rama Quincozes 

Júlia Rosa Alves Silva 

Luryan Carolayne Finger Almeida

Eduardo Luiz Vieira de Souza 

Marlon Carlos Molina de Col 

Andressa Aparecida de Lima Wust 

Amanda Natália Azevedo de Almeida

Lyvia Beatriz Coutinho 

Vereadores Mirins eleitos no Colégio Cívico-Militar Antônio José Reis: 

Sara Vitória Mariano

Guilherme Sthevan Weber

Maria Eduarda Rodrigues 

Ashley Augustin 

Nelca  Kamila Panciniak Schneider

Kamila Panciniak Schneider

Pablo Henrique Dallanora de Oliveira

Miguel Arthur Bohrer de Oliveira 

Isabelly Kresko Castro 

Bruno Henrique de Mascarenhas Primão

Com informações da Câmara de Toledo e do CCM Novo Horizonte.