Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

UBS de Toledo iniciam vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR)

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Secom

As unidades básicas de saúde de Toledo começaram, nessa segunda-feira (8), a aplicar a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) em gestantes. O imunizante, disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tem como finalidade reduzir o risco de infecções respiratórias graves em recém-nascidos, especialmente bronquiolite e pneumonia.

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é para que todas as gestantes com 28 semanas de idade gestacional ou mais procurem a unidade mais próxima, dentro do horário de atendimento habitual de cada UBS. Para receber a dose, é necessário apresentar documento com foto, carteirinha de vacinação e a carteirinha da gestante.

Segundo o Ministério da Saúde, o vírus sincicial respiratório responde por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% das ocorrências de pneumonia em crianças menores de dois anos. A vacina tem efeito imediato na proteção dos bebês, reduzindo o risco de hospitalizações logo após o nascimento.

O cenário epidemiológico reforça a importância da campanha. Até 22 de novembro de 2025, o país registrou, neste ano, 43,2 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) associados ao VSR. Desse total, mais de 35,5 mil casos – o equivalente a 82,5% – ocorreram em crianças com menos de dois anos, faixa etária mais vulnerável às complicações do vírus.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, Junior Palma, a vacinação contra o VSR nas unidades básicas é uma medida estratégica para proteger os recém-nascidos. “A imunização das gestantes é fundamental para reduzir os casos graves em bebês, especialmente nos primeiros meses de vida”, reforça.  “Dessa forma, orientamos que todas as gestantes que se enquadram no critério procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para receber a vacina”, recomenda.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real