Da Redação
Nos dias 25 e 26 de setembro, a cidade de Toledo foi palco do III Encontro Estadual de Captação de Doadores de Sangue, um evento que reuniu cerca de 80 pessoas, entre profissionais da saúde, instituições de hemoterapia e agentes comunitários, para discutir estratégias de incentivo à doação de sangue no estado do Paraná. O encontro, que aconteceu na FAG, teve como objetivo promover a conscientização sobre a importância da doação de sangue, além de aprimorar as práticas de captação e manutenção dos estoques nos hemocentros.
Com uma programação diversificada, o evento contou com palestras de especialistas, workshops e debates que abordaram os desafios enfrentados na captação de doadores, o impacto das novas tecnologias e formas de engajamento da população, principalmente entre os jovens. A iniciativa visou fortalecer a rede de apoio aos hemocentros e criar uma maior cultura de doação regular em todo o estado, contribuindo para salvar vidas.
A chefe da Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo (Banco de Sangue), Vania Frigotto, fez uma avaliação do encontro:
“Tivemos participantes de 16 unidades da Rede Hemepar de todo o estado do Paraná, bem como profissionais dos hospitais que atuam na nossa região. O intuito do encontro foi o treinamento desses profissionais, além da sugestão de novas estratégias e ideias para a captação de doadores e fidelização das pessoas que já são doadoras de sangue. Tivemos aulas de marketing e de abordagem pessoal, o que impacta positivamente no trabalho desenvolvido e possibilita o uso de formas mais adequadas para cada público que atendemos. Podemos observar, por exemplo, como desenvolver estratégias para atingir melhor o público acima de 29 anos. Quais as estratégias para atender o público de 16 a 20 anos? Essas sugestões impactarão positivamente tanto no aumento do número de doações quanto na fidelização de doadores e na qualidade do sangue que chega até nós. Avaliamos o evento de forma muito positiva, e o feedback dos participantes também foi excelente. Esperamos um impacto significativo nos próximos meses.”
O encontro, que reuniu cerca de 80 pessoas, foi uma parceria entre o Hemepar, a Secretaria de Saúde de Toledo e demais instituições envolvidas na captação de sangue no Paraná. Participantes de diversas regiões do estado compartilharam experiências e traçaram novas metas para melhorar a coleta e distribuição de sangue, fundamentais para o atendimento de emergências médicas e tratamentos hospitalares.
Você precisa fazer login para comentar.