Projeto busca transformar talentos culinários da periferia de Toledo em negócios sustentáveis
Toledo está recebendo uma nova iniciativa de fortalecimento do empreendedorismo popular na área da gastronomia. Trata-se do projeto “Cozinha Multicultural – Empreendendo na Gastronomia”, realizado pela Empreende Aí, que irá formar 35 pessoas da cidade, gratuitamente, para transformar seus talentos culinários em negócios sustentáveis. As inscrições vão até 2 de outubro.
O curso tem 32 horas de duração, divididas em oito encontros presenciais. As aulas são dinâmicas e práticas, com foco em autoconhecimento, planejamento, ideação de produtos e validação de mercado — conteúdos essenciais para quem quer iniciar ou fortalecer seu empreendimento gastronômico. A formação acontece no campus Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e é voltada a pessoas com renda de até quatro salários mínimos.
Além da formação técnica, o projeto prevê a produção de um livro digital e físico com histórias e receitas de imigrantes e refugiados, reforçando o caráter multicultural da iniciativa. O livro será distribuído gratuitamente de forma física para as cidades participantes e de forma digital para todo Brasil.
Os alunos que cumprirem pelo menos 75% de presença receberão certificado de conclusão e terão acesso a ferramentas práticas para impulsionar seus negócios.
O projeto é viabilizado pela Lei Rouanet de Incentivo à Projetos Culturais, com patrocínio do Instituto BRF, apoio da Universidade de Rio Verde, Universidade Federal de Uberlândia, Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras e Unioeste Rede de Saberes e realização da Empreende Aí e Ministério da Cultura (Governo Federal).
Serviço – Despertando o empreendedor na gastronomia
Inscrições: até 02/10, no site do Empreende Aí
Período das aulas: de 06/10 até 29/10
Local: Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Campus Toledo – R. Guaíra – Jardim La Salle, Toledo -PR.
Horário: 8h às 12h
Sobre a Empreende Aí
A Empreende Aí é uma escola de negócios voltada ao empreendedorismo nas periferias, fundada há mais de dez anos com o propósito de promover impacto social por meio da educação empreendedora. Com sua metodologia própria — que inclui os programas presenciais, online e o curso Despertando o Empreendedor —, já formou mais de 6 mil alunos em todo o Brasil, majoritariamente mulheres (76 %) e pessoas negras ou pardas (68 %), apoiando-os a triplicar seu faturamento em até seis meses. Até o momento, a instituição canalizou mais de 1 milhão de reais em recursos para empreendedores populares, desenvolvendo iniciativas conectadas à realidade e necessidades desses públicos.
Inspirada pelo lema “Empreender hoje para transformar o amanhã”, a Empreende Aí promove resultados concretos. Seus programas são elaborados com foco no autoconhecimento, ideação e operacionalização de negócios, graças à parceria com organizações privadas, projetos incentivados e captação via editais internacionais comprometidas com impacto social e ESG. Essa combinação de educação, suporte multidimensional e parcerias estratégicas resulta em empreendedores capacitados e comunidades fortalecidas.
Fonte: Assessoria