Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Toledo realiza 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Fabio Ulsenheimer/Secom

Por Marcos Antonio Santos

A Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria da Mulher, apresenta a programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, com diversas ações voltadas à conscientização, prevenção e promoção dos direitos das mulheres.

A mobilização começa no dia 18 de novembro de 2025, com uma parceria entre a Secretaria da Mulher e a ACIT para divulgação da campanha durante a reunião mensal da diretoria da entidade. No dia 19 de novembro, acontece a atividade na Usina do Conhecimento, organizada pela SDHS, abordando temas como afroconsciência, memória, arte e resistência.

No dia 20 de novembro, foi lançada oficialmente a campanha, com a iluminação de diferentes pontos da cidade na cor laranja, símbolo do movimento pelo fim da violência contra as mulheres. Já no dia 21 de novembro, ocorreu o encerramento do Seminário Mulheres em Foco, consolidando as reflexões e debates promovidos pela ação.

A programação segue com atividades de conscientização e educação: no dia 24 de novembro, na Prati Donaduzzi, ocorreu a palestra “Homens que promovem o respeito”, com a participação do delegado Leandro Stabile. No dia 28 de novembro, serão realizadas duas ações importantes: a eleição do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) para a gestão 2026-2028, representando a sociedade civil na Unioeste, às 18h; e o Fórum Regional sobre Violência contra a Mulher, em Santa Helena, no qual Toledo apresentará suas ações, projetos e programas voltados ao tema.

PROGRAMAÇÃO – A diretora da Secretaria da Mulher, Josines Turella, relembra que a Campanha dos 21 Dias de Ativismo tem origem internacional e reforça a importância de enfrentar e prevenir todas as formas de violência contra as mulheres. Ela também enfatiza a programação elaborada pelo município.

“A Secretaria da Mulher iniciou sua programação no dia 19 de novembro, com uma fala na Usina de Conhecimento sobre Afro-Consciência, Memória, Arte e Resistência: por nós, por todas, o amanhã que queremos, destacando a dupla vulnerabilidade vivida pelas mulheres negras. No dia 21, ocorreu o encerramento do Seminário Mulheres em Foco, que capacita servidores da rede de proteção. Também realizamos uma palestra para cerca de 40 homens em uma indústria farmacêutica, com o tema Homens que Promovem Respeito, conduzida em parceria com o delegado Leandro Stabile. Já no dia 28, acontece a plenária da eleição do CMDM – Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, gestão 2026–2028, às 18h, no auditório A3 da União Oeste. Na mesma data, representaremos Toledo no 1º Fórum Regional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, em Santa Helena”.

URGÊNCIA – Josines Turella ressalta que essas e outras ações reforçam a importância de seguirmos firmes na luta contra todas as formas de violência. “Os dados oficiais do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram a urgência desse enfrentamento: somente em 2024, 1.492 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil, sendo um pouco mais de 63% negras. No Paraná, foram 109 casos, três deles em Toledo, além de 3.870 tentativas de feminicídio no último ano — mulheres que morreram pelo simples fato de serem mulheres. Em 2025, infelizmente, já registramos dois novos casos no município, sendo o mais recente ocorrido neste mês. E fica a pergunta: até quando a violência contra a mulher vai persistir? Lutamos diariamente. Não queremos ser mais do que os homens, nem melhores; queremos os mesmos direitos. Assim, a Secretaria da Mulher segue trabalhando todos os dias por uma sociedade mais segura e justa para todas as mulheres”.

10 DE DEZEMBRO – A mobilização continua em dezembro, com a palestra “Homens que promovem o respeito” na BRF, no dia 3 de dezembro, das 13h15 às 14h15. Nos dias 5 e 7 de dezembro, haverá participação na Virada Cultural, com panfletagem sobre o combate à violência. Para encerrar, no dia 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos, será realizada orientação e panfletagem na Praça Willy Barth, em parceria com a SDHS, Assistência Social e Patrulha Lei Maria da Penha.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2795 – 05/11/2025

Cotações em tempo real