Por Fernando Braga
Os olhos de grandes investidores, de todas as partes do mundo, estão neste momento voltados para o Paraná, Estado protagonista do “Pavilhão do Brasil” na Expo Dubai 2020, evento que deveria ter acontecido no ano passado, mas devido a pandemia precisou ser adiado.
Ao longo desta semana, o governador Carlos Massa Ratinho Junior lidera a missão técnica-comercial denominada Paraná Business Experience (Paraná BX 2021), cujo propósito é apresentar as potencialidades do Estado aos participantes desta que é maior feira de negócios do globo.
Com a pujança que caracteriza sua economia, contribui significativamente com o agronegócio paranaense, alavanca a qualidade de vida de seus moradores e transforma o município em polo educacional e de desenvolvimento tecnológico, Toledo foi uma das oito cidades selecionadas para compor a missão enviada aos Emirados Árabes Unidos em busca de investimentos.
A comitiva toledana é formada por representantes da Prefeitura de Toledo, da Acit (Associação Comercial e Industrial de Toledo) e do Biopark. Desde o último domingo (10), quando Ratinho Junior abriu a Semana do Paraná na Feira que reúne 191 países, os representantes de Toledo têm apresentado os exponenciais que o município possui, e participado de diversas reuniões com grupos estrangeiros e rodadas de negócios.
As rodadas do Paraná BX 2021 começaram na segunda-feira (11), destinadas aos setores de agronegócio, papel, madeira e celulose, e alimentos e bebidas, com destaque para a participação da C.Vale, representada por Walter Andrei Dal´Boit. A cooperativa sediada em Palotina, representou o agronegócio da região Oeste e abriu a rodada de negociações com os compradores de proteína animal. Também participaram o secretário estadual da Agricultura e Abastecimento (Seab), Norberto Ortigara, e representantes das cooperativas Frísia, Integrada, Agrária e Cocamar, além de membros do Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Estrado do Paraná).
Já os representantes de Toledo, depois de assistirem a palestras sobre como fazer negócios na região do Golfo Pérsico e nos Emirados Árabes Unidos, aproveitaram o dia para acompanhar os painéis e se reunir com outras comitivas. O secretário Diego Bonaldo, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Deseco), a empresária Anaide Holzbach, representante da Acit, e Paulo Victor Almeida, Victor Donaduzzi e Ana Luiza Donaduzzi, do Biopark, estiveram, ainda na segunda-feira, com as comitivas da Jordânia, Grécia, Turquia e Egito.
Nesta terça (12), dia das rodadas de negócio nas áreas de wellness, tecnologia, infraestrutura e indústria automotiva, foi a vez do Biopark expor seu potencial e as oportunidades agregadas a seu projeto, único e inovador. O Diretor de Negócios do Biopark, Paulo Victor Almeida, apresentou todo o Ecossistema do Parque.
De acordo com Paulo Victor de Almeida, “Essa é a maior vitrine global de inovações e projetos nas mais variadas frentes. Ao participar da Feira, pretendemos fazer parcerias que tragam ainda mais impulso para o Biopark e para a região Oeste do Paraná”.
Durante a apresentação, foi exposto que a saúde também é um dos motores do Biopark, que será o primeiro parque tecnológico do Brasil a criar um câmpus de startups, com quatro edifícios que deverão abrigar mais de 1.000 empresas da área de tecnologia. Hoje já são mais de 100 empresas e startups instaladas, sendo 19 internacionais, além de um polo educacional com quatro universidades.
Também nesta terça-feira, o secretário Diego Bonaldo se reuniu com Osmar Vladimir Chohfi, presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) e apresentou os dados referentes ao município em todos os seus aspectos: cultural, educacional, social e econômico. No encontro, Chohfi lembrou que o Paraná é um dos principais responsáveis pela segurança alimentar do mundo árabe. Mas não é só isso. Ele ressaltou que a missão da Câmara agora é trabalhar para incentivar a ida de pequenas e médias empresas brasileiras para estes países. “O mundo árabe se moderniza com uma rapidez extraordinária. O nosso objetivo agora é aproveitar esse ambiente de oportunidades para promover um intercâmbio de startups e atrair ainda mais investimentos em tecnologia”, finalizou o dirigente da CCAB.
Bonaldo, por sua vez, destacou o intuito de “mostrar aquilo que o município tem de melhor, sobretudo a nossa gente trabalhadora, qualificada, com vocação para empreender”, acrescentando que “quem investir em Toledo terá retorno, pois o desenvolvimento caminha lado a lado com a qualidade de vida e a soma destes fatores garante um crescimento significativo e contínuo”.
A comitiva de Toledo deve permanecer nos próximos dias em Dubai, apresentando os atrativos que a região Oeste tem a oferecer e chamando a atenção dos potenciais investidores para o munícipio que possui o maior VBP do Paraná e atributos singulares, como o maior frigorífico do Sul do País e a liderança na produção de aves e suínos, que se soma a mão de obra qualificada, parque industrial em expansão, comércio forte e diversificado, grande concentração de universidades e inúmeras oportunidades de negócios.
Além do governador Carlos Massa Ratinho Junior e do secretário da Seab, Norberto Ortigara, participam do Paraná BX 2021 as comitivas com representantes de entidades, empresas e prefeituras das cidades de Toledo, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Maringá e Ponta Grossa, o diretor-presidente da agência de fomentos Invest Paraná, Eduardo Bekin, o presidente da Sanepar, Claudio Stabile, o presidente da Copel, Daniel Slaviero, e o embaixador do Brasil nos Emirados Árabes Unidos, Fernando Igreja.
Você precisa fazer login para comentar.