Paulo Victor Almeida apresenta todo o Ecossistema do Biopark e as oportunidades únicas de investimento no empreendimento. Foto enviada pela comitiva de Toledo em Dubai.

Por Fernando Braga

Os olhos de grandes investidores, de todas as partes do mundo, estão neste momento voltados para o Paraná, Estado protagonista do “Pavilhão do Brasil” na Expo Dubai 2020, evento que deveria ter acontecido no ano passado, mas devido a pandemia precisou ser adiado.

Ao longo desta semana, o governador Carlos Massa Ratinho Junior lidera a missão técnica-comercial denominada Paraná Business Experience (Paraná BX 2021), cujo propósito é apresentar as potencialidades do Estado aos participantes desta que é maior feira de negócios do globo.

Com a pujança que caracteriza sua economia, contribui significativamente com o agronegócio paranaense, alavanca a qualidade de vida de seus moradores e transforma o município em polo educacional e de desenvolvimento tecnológico, Toledo foi uma das oito cidades selecionadas para compor a missão enviada aos Emirados Árabes Unidos em busca de investimentos.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

A comitiva toledana é formada por representantes da Prefeitura de Toledo, da Acit (Associação Comercial e Industrial de Toledo) e do Biopark. Desde o último domingo (10), quando Ratinho Junior abriu a Semana do Paraná na Feira que reúne 191 países, os representantes de Toledo têm apresentado os exponenciais que o município possui, e participado de diversas reuniões com grupos estrangeiros e rodadas de negócios.

As rodadas do Paraná BX 2021 começaram na segunda-feira (11), destinadas aos setores de agronegócio, papel, madeira e celulose, e alimentos e bebidas, com destaque para a participação da C.Vale, representada por Walter Andrei Dal´Boit. A cooperativa sediada em Palotina, representou o agronegócio da região Oeste e abriu a rodada de negociações com os compradores de proteína animal. Também participaram o secretário estadual da Agricultura e Abastecimento (Seab), Norberto Ortigara, e representantes das cooperativas Frísia, Integrada, Agrária e Cocamar, além de membros do Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Estrado do Paraná).

Já os representantes de Toledo, depois de assistirem a palestras sobre como fazer negócios na região do Golfo Pérsico e nos Emirados Árabes Unidos, aproveitaram o dia para acompanhar os painéis e se reunir com outras comitivas. O secretário Diego Bonaldo, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Deseco), a empresária Anaide Holzbach, representante da Acit, e Paulo Victor Almeida, Victor Donaduzzi e Ana Luiza Donaduzzi, do Biopark, estiveram, ainda na segunda-feira, com as comitivas da Jordânia, Grécia, Turquia e Egito.

Nesta terça (12), dia das rodadas de negócio nas áreas de wellness, tecnologia, infraestrutura e indústria automotiva, foi a vez do Biopark expor seu potencial e as oportunidades agregadas a seu projeto, único e inovador. O Diretor de Negócios do Biopark, Paulo Victor Almeida, apresentou todo o Ecossistema do Parque.

De acordo com Paulo Victor de Almeida, “Essa é a maior vitrine global de inovações e projetos nas mais variadas frentes. Ao participar da Feira, pretendemos fazer parcerias que tragam ainda mais impulso para o Biopark e para a região Oeste do Paraná”.

Durante a apresentação, foi exposto que a saúde também é um dos motores do Biopark, que será o primeiro parque tecnológico do Brasil a criar um câmpus de startups, com quatro edifícios que deverão abrigar mais de 1.000 empresas da área de tecnologia. Hoje já são mais de 100 empresas e startups instaladas, sendo 19 internacionais, além de um polo educacional com quatro universidades.

Também nesta terça-feira, o secretário Diego Bonaldo se reuniu com Osmar Vladimir Chohfi, presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) e apresentou os dados referentes ao município em todos os seus aspectos: cultural, educacional, social e econômico. No encontro, Chohfi lembrou que o Paraná é um dos principais responsáveis pela segurança alimentar do mundo árabe. Mas não é só isso. Ele ressaltou que a missão da Câmara agora é trabalhar para incentivar a ida de pequenas e médias empresas brasileiras para estes países. “O mundo árabe se moderniza com uma rapidez extraordinária. O nosso objetivo agora é aproveitar esse ambiente de oportunidades para promover um intercâmbio de startups e atrair ainda mais investimentos em tecnologia”, finalizou o dirigente da CCAB.

Osmar Vladimir Chohfi, presidente da CCAB, em encontro com Diego Bonaldo, secretário da Deseco. Foto enviada pela comitiva de Toledo em Dubai.

Bonaldo, por sua vez, destacou o intuito de “mostrar aquilo que o município tem de melhor, sobretudo a nossa gente trabalhadora, qualificada, com vocação para empreender”, acrescentando que “quem investir em Toledo terá retorno, pois o desenvolvimento caminha lado a lado com a qualidade de vida e a soma destes fatores garante um crescimento significativo e contínuo”.

A comitiva de Toledo deve permanecer nos próximos dias em Dubai, apresentando os atrativos que a região Oeste tem a oferecer e chamando a atenção dos potenciais investidores para o munícipio que possui o maior VBP do Paraná e atributos singulares, como o maior frigorífico do Sul do País e a liderança na produção de aves e suínos, que se soma a mão de obra qualificada, parque industrial em expansão, comércio forte e diversificado, grande concentração de universidades e inúmeras oportunidades de negócios.

Além do governador Carlos Massa Ratinho Junior e do secretário da Seab, Norberto Ortigara, participam do Paraná BX 2021 as comitivas com representantes de entidades, empresas e prefeituras das cidades de Toledo, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Maringá e Ponta Grossa, o diretor-presidente da agência de fomentos Invest Paraná, Eduardo Bekin, o presidente da Sanepar, Claudio Stabile, o presidente da Copel, Daniel Slaviero, e o embaixador do Brasil nos Emirados Árabes Unidos, Fernando Igreja.