Da Redação
Em Toledo e região, escolas estaduais participam nos dias 17 e 18 de novembro das consultas públicas sobre os modelos Cívico-Militar e Parceiro da Escola
O município de Toledo e as cidades que integram o Núcleo Regional de Educação (NRE – de Toledo) participarão, nos dias 17 e 18 de novembro, das consultas públicas promovidas pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR). As votações vão ouvir pais, responsáveis e estudantes maiores de 18 anos sobre dois temas: a ampliação dos Colégios Cívico-Militares (CCMs) e a adesão ao programa Parceiro da Escola.
Atualmente, o NRE de Toledo já conta com 11 Colégios Cívico-Militares, distribuídos entre os municípios de Guaíra (2), Marechal Cândido Rondon (2), Palotina (1), Santa Helena (1) e Toledo (5) — sendo eles:
CCM Antônio José Reis, CCM Jardim Maracanã, CCM Novo Horizonte, CCM Luiz A. Morais Rego e CCM João Arnaldo Ritt.
Na nova consulta, foi indicada a participação do Colégio Estadual do Campo Novo Sarandi, localizado no distrito de Novo Sarandi, em Toledo, que poderá integrar o modelo cívico-militar a partir do ano letivo de 2026.

Quanto ao programa Parceiro da Escola, o NRE de Toledo conta com três unidades que já implantaram o modelo em 2025:
- Colégio Estadual Mal. Gaspar Dutra – Nova Santa Rosa
- Colégio Estadual Ouro Verde – Ouro Verde do Oeste
- Colégio Estadual Jardim Europa – Toledo
Outras sete escolas da região também passarão pela consulta sobre adesão ao programa:
- CE Diamante D’Oeste – Diamante D’Oeste
- CE Mendes Gonçalves – Guaíra
- CE Leonilda Papen – Mercedes
- CE Pato Bragado – Pato Bragado
- CE São Pedro – São Pedro do Iguaçu
- CE Humberto de A. Castelo Branco – Santa Helena
- CE Ayrton Senna – Toledo
Segundo o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, o processo de consulta “coloca a comunidade escolar no centro das decisões, garantindo que cada escola tenha o modelo de gestão que melhor atenda às suas necessidades, sempre com transparência, diálogo e participação”.
Cada colégio será responsável por divulgar previamente os horários, locais e procedimentos da votação, de modo a assegurar ampla comunicação e participação da comunidade escolar. A apuração será acompanhada pelas equipes dos Núcleos Regionais de Educação, incluindo o de Toledo, garantindo transparência e legitimidade ao processo.

Sobre os programas
Colégios Cívico-Militares (CCMs) – O Paraná conta atualmente com 312 escolas nesta modalidade, sendo 106 que aderiram ao modelo por meio de consultas públicas realizadas entre novembro e dezembro de 2023. O sistema, que combina gestão civil e apoio de militares da reserva, é amplamente aprovado: pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas aponta 89,3% de aprovação entre pais e responsáveis e 90,4% entre professores e pedagogos.
Parceiro da Escola – Implantado em 2025, o programa já está presente em 82 colégios, atendendo cerca de 54,6 mil estudantes. O modelo busca otimizar a gestão administrativa e de infraestrutura, permitindo que diretores e educadores concentrem esforços na aprendizagem e no desenvolvimento pedagógico, enquanto empresas especializadas assumem funções operacionais.
O programa não altera o vínculo nem o salário dos profissionais da educação, mantém o ensino público e gratuito e é adotado somente após consulta democrática junto à comunidade escolar. Segundo pesquisa da Radar Inteligência, mais de 86% dos pais aprovam o modelo e 84,2% o recomendariam a outras famílias.





