Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Temporal causa estragos em Toledo e deixa mais de 1.300 unidades consumidoras sem energia

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Diversos pontos foram danificados e os reparos estão sendo feitos pela Guarda Municipal, através da Defesa Civil, e pela Copel

Por Fernando Braga

Depois do temporal, com chuva de granizo, que atingiu Toledo e demais cidades da região, muitos relatos de estragos estão acontecendo. A rede elétrica foi afetada devido a queda de árvores e até mesmo de postes, provocando a interrupção do fornecimento de energia.

Em virtude das diversas ocorrências registradas no núcleo urbano e nos distritos da cidade, a Gazeta de Toledo entrou em contato com a Copel para tomar conhecimento da situação e orientar a população quanto aos procedimentos, caso alguém precise solicitar serviços da companhia. Conversamos também com a Guarda Municipal, que, como integrante da Defesa Civil, está atuando para reparar os estragos feitos e reestabelecer a normalidade.

De acordo com o GM De Sousa, diretor de Segurança da Guarda Municipal, o temporal que caiu por volta da meia-noite e a forte pancada de chuva ocorrida por volta das 4h, acarretaram danos em diversos pontos. A medida que as ocorrências chegavam à Central de Operações da Guarda Municipal, os agentes se dirigiam aos locais e sinalizavam os pontos onde árvores estavam caídas e onde havia rompimentos da fiação elétrica.

Ao todo, sete pontos tiveram o tráfego bloqueado durante a madrugada, para que, posteriormente, ao amanhecer, as equipes da Defesa Civil pudessem promover o desbloqueio das vias públicas.

O tráfego na estrada que liga Novo Sobradinho a Vila Nova ficou interrompido no período da manhã devido a queda de três postes. De acordo o GM De Sousa, que se encontrava naquele local enquanto concedia entrevista por telefone, a empresa que presta serviço para a Copel estava finalizando os reparos. Até o final da tarde os trabalhos estarão concluídos e a estrada estará liberada.

Três postes de energia caíram sobre a estrada que liga os distritos de Novo Sobradinho e Vila Nova.

Já a Copel, informou que no início da tarde, 1.088 profissionais – entre eletricistas de serviços e manutenção – seguiam trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia a mais de 81 mil consumidores desligados em todo o estado.

Os desligamentos estão distribuídos em 3.200 serviços emergenciais. Do total de serviços, 43% se localizam na região Oeste. Os estragos incluem danos em postes, e quedas de galhos e de árvores sobre a rede. Em algumas localidades, parte da rede está sendo reconstruída. Pelo menos 40 postes precisarão ser substituídos, mas esse número pode aumentar, conforme as equipes chegam ao local dos estragos.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Copel, Toledo é um dos locais mais críticos. No momento, o município está com 1.305 desligamentos. A Agência Toledo, que atende o município e a região, está, nesta tarde, com 290 solicitações de serviços emergenciais abertas. Para cada um deles uma equipe tem que ir até o local, verificar o que ocorreu e fazer o conserto.

SEGURANÇA – A Copel orienta a população a manter distância de locais que tenham postes quebrados e fios caídos. A falta de luz pode ser informada por meio do aplicativo para celulares ou pelo site www.copel.com, e também pelo número de Whatsapp 41 3013-8973. Sem internet, é possível enviar um SMS para o número 28593, com as letras “SL”, de “sem luz”, e o número da unidade consumidora, destacada em amarelo no cabeçalho da conta da Copel. Ainda, situações de risco e de falta de energia podem ser comunicadas por meio do 0800 51 00 116.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2806 – 28/01/2026

Cotações em tempo real