Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Temporal atinge Toledo e região durante a madrugada desta segunda-feira (22)

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Secom/Pref. de Toledo

Da Redação

Bairros mais atingidos: Jardim Industrial, Jardim Porto Alegre, São Francisco, Jardim Panorama e parte do Jardim Coopagro

Um forte temporal atingiu Toledo e diversas localidades do interior do município durante a madrugada desta segunda-feira (22). De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), o volume de chuva ultrapassou os 90 milímetros em poucas horas, enquanto as rajadas de vento superaram os 70 km/h.

A tempestade causou estragos significativos em vários bairros da cidade e também nos distritos. Árvores foram derrubadas pela força do vento, bloqueando ruas. Em algumas regiões, a queda de fios elétricos provocou a interrupção no fornecimento de energia elétrica, deixando centenas de moradores sem luz.

Equipes da Copel e da Defesa Civil foram acionadas para atender as ocorrências e trabalhar na recomposição da rede elétrica, além da desobstrução de vias e remoção de árvores caídas. Até o início da manhã, não havia registro oficial de feridos, mas os prejuízos materiais ainda estão sendo contabilizados.

A Defesa Civil orienta a população a evitar áreas de risco, manter distância de fios caídos e acionar os serviços de emergência em caso de necessidade. A previsão indica instabilidade climática para os próximos dias, com possibilidade de novos temporais na região Oeste do Paraná.

LOCALIDADES – A Prefeitura de Toledo informa que, após o temporal ocorrido na manhã desta segunda-feira, a Defesa Civil registrou quedas de árvores em, pelo menos quatro pontos (podendo haver mais locais não registrados): Rua Portugal, na altura do número 244; Rua Barão do Rio Branco, próximo à Viação Sorriso e à Central Pack; Rua Caetano Severino Perin, na altura do número 826, no Jardim Gisela; e Rua Estefano Secchi, próximo ao Procon. Também há ocorrências de fios caídos de postes e um alagamento na Avenida José João Muraro, próximo à empresa JK Madeiras e à rotatória com a Avenida Parigot de Souza. A Defesa Civil está atendendo as ocorrências para solucioná-las o mais rapidamente possível.

Foto: Secom/Pref. de Toledo

O Secretário da Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos, Fabio Leal Oliveira, disse que desde a madrugada, eles estão fazendo a limpeza pelas ruas da cidade. “Estamos desde 1h30 da manhã trabalhando, com equipes da Guarda Municipal, da Secretaria de Infraestrutura, monitorando as ruas da cidade, verificando as árvores que caíram. Aquelas que foi possível remover ainda durante a madrugada, para liberar o trânsito, já foram retiradas. Outras que caiu sobre a rede elétrica, exigiram um trabalho mais complexo da Copel, e estão sendo tratadas ao longo do dia. As equipes continuam atuando — umas fazendo o corte dos galhos e outras já recolhendo os resíduos por toda a cidade.

Pela nossa experiência em ocorrências anteriores, esse tipo de limpeza leva de 3 a 4 dias, para recolher tudo: galhos, folhas, e todo o material que o vento forte acaba derrubando. Tivemos muito vento e bastante chuva, o que aumentou bastante o volume de trabalho. Mas seguimos com todos os esforços para normalizar a situação o mais rápido possível”, afirma.

ESTRAGOS – Conforme o Secretário de Segurança e Trânsito, Rogério de Lima, uma árvore de grande porte que caiu atingiu dois postes de energia elétrica. “Desde a madrugada desta segunda-feira, nossas equipes estão nas ruas, atuando junto com as equipes da Secretaria de Infraestrutura, que acompanham a Defesa Civil. Diversas árvores caíram em diferentes bairros da cidade. Por exemplo, uma árvore de grande porte caiu e quebrou dois postes, deixando toda a região sem energia elétrica. Em uma área, mais de quatro árvores caíram. Também tivemos vários fios de energia derrubados sobre as vias públicas, placas de sinalização danificadas e até um ponto de alagamento em uma região da cidade. As equipes estão trabalhando para desobstruir as vias e restabelecer a normalidade. O que pedimos à população é que redobre a atenção ao transitar por essas áreas afetadas, até que o trabalho de limpeza e desobstrução seja concluído em toda a cidade. Sobre os bairros mais atingidos, o levantamento parcial aponta: Jardim Industrial, Jardim Porto Alegre, São Francisco, Jardim Panorama e parte do Jardim Coopagro — esta última sendo uma das mais impactadas. Mas, de modo geral, registramos queda de árvores em praticamente toda a cidade”.

Foto: Secom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2789 – 08/08/2025

Cotações em tempo real