Da Redação
A judoca toledana Shirlen Thais Nascimento conquistou nesta sexta-feira, 9, a medalha de bronze no Grand Slam de Astana, no Cazaquistão, é um feito de altíssimo nível — ainda mais se tratando de uma etapa da Copa do Mundo.
Shirlen Nascimento confirmou o terceiro pódio do Brasil em Astana, na faixa de peso -57kg do feminino. No combate que valeu a medalha, a brasileira não começou bem diante de Kseniia Galitskaia. No entanto, soube se defender e conseguiu se achar durante a luta. A 11 segundos de zerar o cronômetro, Shirlen fez valer sua técnica e levou a adversária ao chão, em ippon, obtendo o bronze.
Esse resultado realmente a coloca muito perto de garantir vaga nas Olimpíadas, o que é um enorme orgulho não só para ela e sua equipe, mas também para Toledo, que agora ganha destaque internacional no cenário do judô.
A judoca toledana Shirlen Nascimento tem se destacado no cenário internacional do judô, conquistando importantes resultados que a aproximam cada vez mais de uma vaga nas Olimpíadas de Los Angeles 2028. Recentemente, ela conquistou a medalha de bronze no Grand Slam de Judô de Abu Dhabi 2024, evento da Federação Internacional de Judô (IJF). Na categoria até 57kg, Shirlen venceu três combates por waza-ari, incluindo uma vitória sobre a compatriota Sarah Souza na disputa pelo bronze. Sua única derrota foi na semifinal, em um combate decidido no golden score contra a atleta Irina Zueva.
Além disso, Shirlen integrou a equipe feminina brasileira que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu.
Essas conquistas refletem o talento e a dedicação de Shirlen Nascimento, que, tem se destacado nas competições internacionais.
Sua trajetória é motivo de orgulho para Toledo e para o treinador Ricardo Santos – da Associação de Judô Ricardo Santos – e para o judô brasileiro, evidenciando o potencial da cidade na formação de atletas de alto nível.