Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Senar-PR lança no Sindicato Rural de Toledo o curso “A Arte do Churrasco”

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: SRT

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR) apresenta em Toledo e lança para o Paraná o seu mais novo curso: “A Arte do Churrasco”. O lançamento reuniu presidentes de Sindicatos Rurais da região, no contexto de comemoração dos 60 anos da Federação. Eles foram os primeiros alunos deste treinamento.

Leandro Prado, pedagogo do Sistema Faep/Senar-PR, detalha a proposta deste novo curso lançado em Toledo. “A ideia, nesse primeiro momento, é termos 15 edições comemorativas, alusivas aos 60 anos do Sistema Faep e, a partir de janeiro de 2026 o curso já estará em catálogo. É um treinamento prazeroso e apetitoso que o Sistema Faep apresentará aos interessados em aperfeiçoar as técnicas de preparo de um bom churrasco”, antecipa.

Neste evento, foram apresentados alguns cortes, receitas e temperos adequados para melhor aproveitamento das diferentes proteínas, realçando o sabor quando preparadas num bom braseiro de churrasco.

Foto: SRT

DEMANDA DO SINDICATO RURAL DE TOLEDO

Esse curso de preparação de churrasco é uma demanda do Sindicato Rural de Toledo, que foi apresentada ao Sistema Faep/Senar-PR. A solicitação leva em conta a alta produção de proteína animal, notadamente de carne suína, bovina e de aves, e a conexão que existe entre boas receitas ao gosto do público consumidor.

“Sim, esse curso é uma novidade. Havia muito tempo que era solicitado e nós buscamos uma parceria com o Senar do Mato Grosso do Sul para trazer o especialista, que é o Kiko Espíndola, para nos oferecer esse primeiro curso a Arte do Churrasco. O pedido saiu daqui, de Toledo, e veio do presidente do Sindicato, e iniciamos aqui. Foi um encontro, neste dia 28, com os presidentes de Sindicatos Rurais da região para homenagear e agradecer esse pedido. Teremos essa edição comemorativa em todas as regionais e, a partir de janeiro, oferecemos o curso no catálogo do Senar-PR para que os sindicatos possam solicitar”, explica Prado.

Para o presidente do Sindicato Rural de Toledo, Nelson Gafuri, é importante oferecer um treinamento como esse, pois contribui para a valorização da produção de proteína animal do Estado.“Somos campeões na produção e esse curso, sem dúvida, será um dos mais procurados porque traz dicas importantes para valorizar a maciez e o sabor das carnes”, afirma.

O vice-presidente do Sindicato, Edenilson Copini, considera que as técnicas oferecidas no treinamento proporcionam uma nova experiência no momento de saborear a carne. Dá água na boca. Quando se tem o conhecimento de manipular e a forma correta de assar, sem dúvida, a carne realça tudo o que ela pode oferecer”, completa.

Como estrutura, o curso terá como conteúdo as boas práticas de manipulação de alimentos, cortes da carne, temperos, técnicas de acendimento da churrasqueira, preparo do churrasco na grelha, espeto e ao fogo de chão, e o famoso ponto ideal da carne.

Foto: SRT

No curso de lançamento, com a participação dos líderes rurais, houve preparos de carne suína (como a deliciosa panceta), e de carne bovina, contemplando a janela de costela ao fogo de chão, cortes para grelha, como o ancho e chorizo, entre outros.

“No curso também entrarão no menu os acompanhamentos, como salada coleslaw, sobremesas, panqueca de doce de leite e outras gostosuras. Já estamos com o edital aberto, preparando os instrutores para ofertar esse curso a partir de janeiro”, destaca Prado, salientando que, no momento, o treinamento está em fase de construção da sua documentação pedagógica.

EDITAL ABERTO PARA INSTRUTORES

O edital para contratação de instrutores do curso “Produção de alimentos: ‘A arte do churrasco’” está disponível no site do Sistema Faep/Senar-PR. A seleção é voltada preferencialmente a profissionais com formação técnica ou superior em Engenharia de Alimentos, Nutrição, Gastronomia, Tecnologia em Alimentos ou áreas relacionadas. Você tem interesse em ser instrutor? Confira os critérios: clique aqui.

Fonte: SRT

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2807 – 29/01/2026

Cotações em tempo real