O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR) apresenta em Toledo e lança para o Paraná o seu mais novo curso: “A Arte do Churrasco”. O lançamento reuniu presidentes de Sindicatos Rurais da região, no contexto de comemoração dos 60 anos da Federação. Eles foram os primeiros alunos deste treinamento.
Leandro Prado, pedagogo do Sistema Faep/Senar-PR, detalha a proposta deste novo curso lançado em Toledo. “A ideia, nesse primeiro momento, é termos 15 edições comemorativas, alusivas aos 60 anos do Sistema Faep e, a partir de janeiro de 2026 o curso já estará em catálogo. É um treinamento prazeroso e apetitoso que o Sistema Faep apresentará aos interessados em aperfeiçoar as técnicas de preparo de um bom churrasco”, antecipa.
Neste evento, foram apresentados alguns cortes, receitas e temperos adequados para melhor aproveitamento das diferentes proteínas, realçando o sabor quando preparadas num bom braseiro de churrasco.

DEMANDA DO SINDICATO RURAL DE TOLEDO
Esse curso de preparação de churrasco é uma demanda do Sindicato Rural de Toledo, que foi apresentada ao Sistema Faep/Senar-PR. A solicitação leva em conta a alta produção de proteína animal, notadamente de carne suína, bovina e de aves, e a conexão que existe entre boas receitas ao gosto do público consumidor.
“Sim, esse curso é uma novidade. Havia muito tempo que era solicitado e nós buscamos uma parceria com o Senar do Mato Grosso do Sul para trazer o especialista, que é o Kiko Espíndola, para nos oferecer esse primeiro curso a Arte do Churrasco. O pedido saiu daqui, de Toledo, e veio do presidente do Sindicato, e iniciamos aqui. Foi um encontro, neste dia 28, com os presidentes de Sindicatos Rurais da região para homenagear e agradecer esse pedido. Teremos essa edição comemorativa em todas as regionais e, a partir de janeiro, oferecemos o curso no catálogo do Senar-PR para que os sindicatos possam solicitar”, explica Prado.
Para o presidente do Sindicato Rural de Toledo, Nelson Gafuri, é importante oferecer um treinamento como esse, pois contribui para a valorização da produção de proteína animal do Estado.“Somos campeões na produção e esse curso, sem dúvida, será um dos mais procurados porque traz dicas importantes para valorizar a maciez e o sabor das carnes”, afirma.
O vice-presidente do Sindicato, Edenilson Copini, considera que as técnicas oferecidas no treinamento proporcionam uma nova experiência no momento de saborear a carne. Dá água na boca. Quando se tem o conhecimento de manipular e a forma correta de assar, sem dúvida, a carne realça tudo o que ela pode oferecer”, completa.
Como estrutura, o curso terá como conteúdo as boas práticas de manipulação de alimentos, cortes da carne, temperos, técnicas de acendimento da churrasqueira, preparo do churrasco na grelha, espeto e ao fogo de chão, e o famoso ponto ideal da carne.

No curso de lançamento, com a participação dos líderes rurais, houve preparos de carne suína (como a deliciosa panceta), e de carne bovina, contemplando a janela de costela ao fogo de chão, cortes para grelha, como o ancho e chorizo, entre outros.
“No curso também entrarão no menu os acompanhamentos, como salada coleslaw, sobremesas, panqueca de doce de leite e outras gostosuras. Já estamos com o edital aberto, preparando os instrutores para ofertar esse curso a partir de janeiro”, destaca Prado, salientando que, no momento, o treinamento está em fase de construção da sua documentação pedagógica.
EDITAL ABERTO PARA INSTRUTORES
O edital para contratação de instrutores do curso “Produção de alimentos: ‘A arte do churrasco’” está disponível no site do Sistema Faep/Senar-PR. A seleção é voltada preferencialmente a profissionais com formação técnica ou superior em Engenharia de Alimentos, Nutrição, Gastronomia, Tecnologia em Alimentos ou áreas relacionadas. Você tem interesse em ser instrutor? Confira os critérios: clique aqui.
Fonte: SRT