Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Senado aprova PEC que incluiu guardas municipais na segurança pública, reconhecendo as corporações como Polícia Municipal

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Texto prevê que agentes tenham atribuições de policiamento ostensivo.

O Senado aprovou a proposta de emenda à Constituição que incluiu a guarda municipal na segurança pública. A PEC autoriza a criação de guardas e polícias municipais e também a mudar, por lei, o nome da corporação para polícia municipal ou guarda civil ou metropolitana. 

Os agentes terão atribuições de policiamento ostensivo local e comunitário; proteção de bens, serviços e instalações; além de ações e de parcerias com outros órgãos de segurança pública.

A contratação de servidores será feita, exclusivamente, por meio de concurso público. Atualmente, pela constituição fazem parte da segurança pública as polícias federal, rodoviária federal, ferroviária federal, civis, militares, penais e corpos de bombeiros militares.

A mudança do nome das guardas municipais já foi alvo de ações judiciais. Em abril, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, manteve a proibição de que a Guarda Civil de São Paulo usasse o nome de “Polícia Municipal”. Segundo Dino, a nomenclatura é definida pela Constituição Federal e deve ser respeitada pelos municípios.

O texto aprovado pelos senadores segue agora para análise da Câmara dos Deputados. Em nota, a Federação Nacional de Sindicatos dos Guardas Municipais informou que a aprovação no Senado garante segurança jurídica, fortalece o papel de proteção dos cidadãos e reconhece o trabalho de policiamento comunitário.

Fonte: Agência Brasil

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2788 – 30/07/2025

Cotações em tempo real