Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconhece situação emergencial em Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Carlos Rodrigues/Decom

O Executivo Municipal publicou, nos primeiros dias do mês de janeiro, um decreto aderindo ao Decreto nº 10.002/2021 do Governo do Estado, que declara todo o Paraná em Situação de Emergência por conta da crise hídrica decorrente da falta de chuvas nos últimos dois anos. Na quarta-feira (12), o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, assinou a Portaria 109/2022, reconhecendo o estado emergencial em 69 municípios paranaenses, entre eles Toledo. 

O documento corrobora com a decisão tomada pela administração do município em reunião com o Conselho Municipal do Desenvolvimento do Agronegócio (CMDAT), colegiado que representa as cadeias produtivas da agropecuária. Em Toledo, os problemas em relação à estiagem começaram a ser percebidos em agosto de 2021, quando foram realizadas as primeiras ações de apoio aos produtores. “Demonstra que estamos alinhados e que a situação é realmente grave”, comentou o prefeito Beto Lunitti.

Conscientização – O prefeito toledano lembra que esta é a maior crise hídrica dos últimos 100 anos e a expectativa é que os índices de precipitação pluviométrica só voltem a um nível próximo do normal a partir de maio. “Este é o momento de avançar na discussão e na conscientização para o uso consciente da água, tanto na cidade quanto no interior. Vale também debater e estabelecer políticas para captação, reservação e uso da água das chuvas nas propriedades rurais – estimulando a construção de estruturas para esta finalidade”, pontuou. “Além disso, devemos pensar em criar mecanismos de crédito para que as propriedades rurais possam contar com sistemas autônomos de fornecimento de energia [geradores], especialmente para sistemas de dessedentação e alimentação dos animais nos aviários e chiqueirões”, acrescenta.

Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real