A Secretaria da Saúde, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar), está promovendo um mutirão de consultas em Oftalmologia. Entre segunda-feira e esta quarta-feira (20), serão 120 consultas por dia, o que totaliza 360 atendimentos de agenda extra (além das vagas normais do mês). A ação busca reduzir a fila de espera para a especialidade.
As consultas são realizadas no Ciscopar e incluem os exames de auto-refração (feito antes de entrar na consulta) e fundoscopia, mapeamento de retina e tonometria, feitos pelo médico durante a consulta. Os agendamentos foram feitos pelos profissionais da Central de Especialidades, respeitando a ordem da fila de espera.
A secretária da Saúde, Adriane Monteiro, explicou que a fila de espera de oftalmologia iniciou o ano com 6,5 mil pacientes, e atualmente está em 5,8 mil. “Estamos trabalhando na redução da fila de espera, mas ela é dinâmica, isto é, conforme os pacientes são atendidos, outros vão entrando na fila. Por isso, estamos em constante trabalho com o Ciscopar para mutirões com especialistas”, esclareceu.
Adriane enfatizou que pacientes que faltam às consultas prejudicam o andamento da fila de espera. Às pessoas que não podem comparecer à consulta, ela orienta que avise a Unidade de Saúde para que a vaga seja passada a outro paciente. “Pedimos encarecidamente à população que quando receber a liberação da consulta, não falte. Estamos tendo uma média de 30% de faltantes, isso prejudica o sistema, porque esses pacientes terão que voltar para a fila de espera”, destacou a secretária.
Fonte: Secom/Pref. de Toledo