Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte: CEPEA
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Secretaria da Mulher amplia ações de conscientização e prevenção à violência em Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Palestras e atividades educativas em empresas e instituições de ensino fortalecem parcerias e levam informações sobre direitos das mulheres, prevenção ao assédio e enfrentamento à violência. Foto: Secom

A Secretaria da Mulher de Toledo tem intensificado o trabalho de conscientização e prevenção à violência contra as mulheres por meio de palestras, rodas de conversa e atividades educativas realizadas em parceria com empresas, instituições de ensino e órgãos de segurança pública. A iniciativa busca aproximar as políticas públicas da comunidade, ampliar o acesso à informação e fortalecer o compromisso coletivo com a construção de ambientes mais seguros e respeitosos.

As ações contemplam diferentes públicos e abordam temas como violência doméstica, assédio sexual, importunação sexual, relacionamentos saudáveis e direitos das mulheres. A proposta é levar conhecimento para além dos espaços institucionais, incentivando a identificação de comportamentos abusivos, a prevenção de situações de violência e o acolhimento adequado às vítimas.

Na manhã de terça-feira (27), a Secretaria da Mulher esteve na empresa Viação Sorriso, durante a programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), vinculada à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (Cipa). A atividade abordou o assédio e a importunação sexual no transporte público urbano, com orientações aos trabalhadores sobre a identificação dessas situações e a importância de promover um ambiente de respeito e segurança para as mulheres.

Para a secretária da Mulher, Eliane Bombardelli, a aproximação com diferentes segmentos da sociedade é fundamental para ampliar o alcance das ações preventivas. “A Secretaria da Mulher tem buscado se aproximar cada vez mais das pessoas e da comunidade, levando informação e conhecimento sobre a violência contra as mulheres. Entendemos que essa é uma responsabilidade de toda a sociedade. Por meio de parcerias, promovemos palestras e rodas de conversa para que as pessoas compreendam o que caracteriza o assédio, a importunação sexual e outras formas de violência, reconheçam comportamentos inadequados e entendam que essas situações não podem ser naturalizadas ou toleradas”, destaca.

Foto: Secom

Ações em diferentes espaços – A programação desta semana inclui atividades em instituições de ensino, espaços de atendimento à juventude e empresas. Na quarta-feira (28), a Secretaria da Mulher participou de uma ação no distrito de Dez de Maio, em parceria com o Núcleo Regional de Educação e a Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar, com atividades voltadas aos estudantes do Colégio Estadual do distrito.

A equipe também esteve no Centro da Juventude (CJU) Europa, com orientações sobre o Outubro Rosa, a importância dos cuidados com a saúde da mulher e a prevenção à violência doméstica e familiar.

Na quinta-feira (29), a Secretaria da Mulher estará no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premen), com uma palestra sobre violência doméstica destinada aos estudantes do ensino médio. A atividade será realizada em parceria com a Patrulha Maria da Penha, que abordará o programa Namoro Legal, voltado à conscientização dos jovens sobre respeito, relacionamentos saudáveis e identificação de comportamentos abusivos desde o início das relações.

Para encerrar a programação de outubro, na sexta-feira (30), a Secretaria da Mulher participará de uma atividade na empresa Sferriê, do Grupo Pereira, também no contexto da Cipa. O encontro levará aos colaboradores informações sobre prevenção ao assédio e à violência contra as mulheres.

Parcerias fortalecem as políticas públicas – As atividades são organizadas a partir de solicitações e convites encaminhados à Secretaria da Mulher. Em diálogo com as instituições parceiras, são definidos os temas, o público e a organização de cada encontro. A Secretaria contribui com o conhecimento técnico e a orientação sobre prevenção à violência, direitos das mulheres e enfrentamento ao assédio, enquanto as instituições participantes colaboram com a estrutura e a mobilização dos públicos.

Segundo Eliane Bombardelli, essa atuação conjunta permite ampliar o alcance das políticas públicas e fortalecer a conscientização em diferentes ambientes. “Nosso propósito é levar informação a diferentes públicos, porque acreditamos que a prevenção começa com a educação. O respeito precisa estar presente nas escolas, nas empresas, nas famílias e em todos os espaços da sociedade. Ao orientar as pessoas sobre como agir diante de situações de violência, como acolher uma vítima e como reconhecer comportamentos abusivos, contribuímos para a construção de uma cultura de respeito e responsabilidade coletiva”, afirma a secretária.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2832 – 16/10/2026

Cotações em tempo real