Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Secretaria da Juventude prepara Fevereiro Neon

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Prefeito Beto Lunitti, em visita aos Centros da Juventude. Foto: Carlos Rodrigues/Secom

Os gestores da Secretaria de Juventude acompanharam o prefeito Beto Lunitti na manhã desta sexta-feira (15) numa vistoria nos dois centros da juventude (CJUs) de Toledo. Além de averiguar e tomar ciência das condições da atual estrutura, também ouviu os gestores e servidores de cada espaço e encaminhou assuntos relacionados às políticas públicas para a juventude.

“Temos que olhar o jovem não só como aquele que toca música, mas também pelo viés econômico. Aquele que quer construir uma profissão, nós temos que ser motivadores. Fazer o jovem sair do espaço onde está (na zona de conforto) e motivar ele a buscar seus sonhos profissionais, espirituais, como um todo”, explicou o prefeito durante a visita. 

Ele disse que o importante é ter à disposição políticas públicas para juventude. Beto disse que o Gabinete estará à disposição para isso e só não fará aquilo que as limitações orçamentárias impedirem. 

“O nosso papel é disponibilizar isso tudo, o jovem só não vai fazer parte disso se não quiser. A palavra com o jovem é confiança. Nós, enquanto poder público, confiamos no jovem. É preciso que ele tenha liberdade com responsabilidade. Isso é fundamental começarmos a fixar na cabeça das pessoas. O jovem tem que ter liberdade, mas com responsabilidade”, frisou. 

Retorno gradual

A equipe de gestão está estudando o retorno gradual das atividades dos centros da juventude. “A intenção é que tenhamos atividades nos três períodos (manhã, tarde e noite) nos dois CJUs. Até então, só tinha à noite no Jardim Europa”, informou a secretária de Juventude, Jennifer Thays Chagas Teixeira. 

“Estamos avaliando o melhor formato para os cursos profissionalizantes, atividades culturais e esportivas, bem como para o programa Jovens na Universidade. Em decorrência da pandemia, desde março de 2020 não há estas atividades”, informou.

Os grupos organizados terão prioridade para o retorno das atividades desde que respeitem as normas de prevenção durante as aulas. A previsão é que futsal (masculino e feminino) e natação retornem ainda em fevereiro. 

Fevereiro Neon

A Secretaria de Juventude está em fase de estruturação da programação do “Fevereiro Neon – Em defesa da vida das juventudes”. Atividades presenciais e online estão previstas, sempre com grupos reduzidos por conta da pandemia.

“O objetivo é mobilizar a sociedade em geral para ter um olhar para os jovens como sujeitos de direito: pessoas que precisam acessar os serviços de saúde, educação, esportes, cultura e olhar como sujeito plural, pois são agentes de transformação social. Temos que dar visibilidade para eles”, explica Jennifer. 

Segundo ela, a programação do Fevereiro Neon está sendo construída. Entre as propostas estão rodas de conversa, divulgação de conteúdos em redes sociais, capacitação da rede de atendimento à juventude, entre outras atividades.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2806 – 28/01/2026

Cotações em tempo real