Foto: Decom

Nesta terça-feira (21), o prefeito Mario Costenaro e o secretário de Saúde, Nilton Perlin, estiveram na sede do Consamu, em Cascavel, para ajustar detalhes da relação entre a Prefeitura de Toledo e o Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná. O presidente e prefeito de Corbélia, Thiago Stefanello, ressalta que o encontro foi importante “para o próprio Consamu ter uma relação melhor com Toledo”.

Participaram da reunião ainda o diretor-geral do Consamu, João Gabriel Avanci; o diretor-administrativo, Marciano Schmitt; e o diretor técnico médico, Fernando Chiavelli Sonomiya.

João Avanci destaca que a gestão interna das unidades é do município. “O município tem a liberdade de solicitar aquilo que entende ser o melhor para o atendimento”, aponta o diretor-geral do Consamu.

Na visão do prefeito Mario Costenaro, é possível melhorar o atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Vila Becker, estrutura sob gestão do Consamu. “Essa foi uma ótima reunião. Agora vamos analisar aquilo que é melhor dentro daquilo que pensamos para a gestão da saúde e os reflexos disso”, frisa o prefeito, que completa, que, em breve, será apresentada “uma proposta daquilo que entendemos ser mais eficaz e vamos manter o diálogo permanente”.

Mudanças – O secretário Nilton Perlin relata existirem alguns problemas atualmente no fluxo de atendimento e que isso poderá ser corrigido de acordo com as informações apuradas. O secretário cita a dificuldade na atenção primária em pediatria, onde existe hoje um grande fluxo represado. “Porém, vamos melhorar o diálogo e buscar a aproximação entre todos os envolvidos na gestão da saúde pública, porque isso traz retorno positivo para a população”.

Como resultado prático, ficou agendada uma próxima reunião apenas do corpo técnico do Consamu e da Secretaria de Saúde de Toledo, assim como a participação na reunião periódica do Conselho Gestor do consórcio.

O transporte dos pacientes foi outro tema discutido na reunião. Hoje existe um problema sério do gasto com horas extras e existe a preocupação do prefeito Mario Costenaro em ter máxima responsabilidade com os recursos públicos.

No final do encontro, o prefeito Mario Costenaro encontrou-se rapidamente com o prefeito de Cascavel, Renato Silva.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo