Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sanepar tem projetos finalistas no Prêmio Nacional Universalizar

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Projeto Reservas Hídricas propõe melhoria da qualidade da água com corredores de biodiversidade. Foto: Sanepar

A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) divulgou nessa segunda-feira (11) os finalistas do I Prêmio Nacional Universalizar. A Sanepar concorre em três das cinco categorias: Segurança Hídrica, Meio Ambiente e Transação Energética. A premiação seleciona e destaca os projetos inovadores das companhias de saneamento associadas à entidade. O anúncio das vencedoras será feito nesta quinta-feira (14), às 19 horas, no encerramento do Seminário Nacional Universalizar – Aesbe 40 Anos, em Brasília (DF).

As outras duas categorias da premiação são Justiça Ambiental e Inovação. O intuito é reconhecer ações que contribuam para a melhoria da qualidade da água, redução de perdas, educação ambiental e inclusão social, além de soluções sustentáveis de energia.

Na categoria Segurança Hídrica a Sanepar concorre com o Projeto Reservas Hídricas do Iguaçu, que visa promover a recuperação ambiental das várzeas do Rio Iguaçu, requalificando os complexos de cavas originadas da extração mineral, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), através de Soluções baseadas na Natureza (SbN). A ação pretende melhorar a qualidade da água com a formação corredores de biodiversidade.  O projeto contempla um trecho aproximado de 20 mil hectares (150 km de extensão), dos quais aproximadamente 4 mil hectares são formados por complexos de cavas que iniciam no município de Piraquara, região montante da Bacia do Alto Iguaçu, e vai até Porto Amazonas.

O Programa de Intervenção Socioambiental em Obras de Saneamento concorre na categoria Meio Ambiente. Por meio dele, a Sanepar envolve as lideranças e a comunidade das áreas que recebem implantação, ampliação ou melhorias nos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto e nas ações de recuperação e controle de perdas. São feitas pesquisas diagnósticas socioambientais, reuniões comunitárias, capacitação de facilitadores, cursos técnicos sobre as instalações hidrossanitárias, visitas e abordagens domiciliares de sensibilização e técnicas, oficinas de sabão para reutilização do óleo de cozinha descartado, de consumo consciente da água, de cisterna e reuso da água, de proteção de minas, de hortas domésticas e os projetos da Escola ao Rio e Jardins de Água e Mel.

Na de Transição Energética, a Sanepar concorre com o Projeto “Secagem Térmica de Lodo de Esgoto de Grande Porte com Uso Combinado de Fontes Renováveis: um caminho inovador para a transição energética sustentável”. O sistema foi implantado na Estação de Tratamento de Esgoto Atuba Sul, com tecnologia de última geração para a secagem térmica do lodo de esgoto. A unidade utiliza fontes de energia renovável, como biomassa (cavaco de madeira), lodo seco gerado no próprio processo e biogás, também produzido no tratamento do esgoto, para secar o lodo. Os resíduos são transformados em recursos energéticos, utilizando os princípios da economia circular e eficiência energética.

Fonte: assessoria Sanepar

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2809 – 18/02/2026

Cotações em tempo real