Por Marcos Antonio Santos
Na tarde dessa sexta-feira, 8, no auditório do escritório do Dr. Ruy Fonsatti Junior, o prefeito eleito de Toledo, Mário Costenaro, em entrevista coletiva à imprensa, anunciou os primeiros nomes da sua equipe para a gestão 2025/2028, que terá início no dia 1º de janeiro, com posse marcada para as 9h em solenidade no Teatro Municipal.
Ele anunciou três secretários: o médico, professor do curso de medicina UFPR, Nilton Perlin (Secretário da Saúde); Marcelo Marques (Secretário da Administração); e Sheila Delava (Secretária de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano). Além disso, indicou José Airton Cella para a superintendência da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural (Emdur), cargo que ele volta a ocupar após 24 anos, tendo exercido essa função na administração do prefeito Derlin Donin. Donin compôs a mesa de honra durante a coletiva, ao lado do vice-prefeito eleito Lucio de Marchi, de Costenaro e de Ruy Fonsatti.
De acordo com Costenaro, ao longo dos próximos dias, novos nomes serão anunciados para compor a equipe da nova gestão de Toledo. Ele afirmou que três secretarias estarão de volta em sua administração: Secretaria da Agricultura e Proteína Animal, Secretaria da Mulher e Secretaria da Comunicação.
Para Costenaro, seu governo não será conduzido por um homem sozinho. “Este é um governo de uma pessoa que se uniu a tantas outras para uma construção coletiva. Assim foi na construção do plano de governo e do projeto político a ser levado à sociedade. E assim será na nossa gestão municipal em Toledo. Não é um governo de um prefeito, é um governo coletivo de pessoas extremamente interessadas na construção do bem maior. Assim será. Não tenho nenhuma pretensão de ser o dono da verdade em momento algum. Nosso governo será baseado no diálogo, no diálogo entre a equipe e com a sociedade. Saber ouvir é um dos primeiros requisitos para todos que trabalharão em nossa gestão. O respeito à população de Toledo, em qualquer bairro, rua, distrito, ou em qualquer canto deste município, será exercido da melhor forma possível, sempre buscando argumentos técnicos, com soluções inovadoras, para alcançar os melhores resultados para a nossa população”, declarou.
TRANSIÇÃO – Outro tema em destaque na coletiva foi a transição entre a atual gestão do prefeito Beto Lunitti e a futura. Dr. Ruy Fonsatti, coordenador da Comissão de Transição da equipe de Mário Costenaro, afirmou que a transição está acontecendo conforme a lei que estabelece os procedimentos de transição de governo. “Essa lei está alinhada ao que o Tribunal de Contas do Estado do Paraná estabelece por meio de manuais aplicados em todo o Brasil. É uma lei que fixa critérios mínimos e básicos sobre como a transição deve ocorrer, e tudo está sendo seguido conforme a legislação. Temos nos reunido diariamente para definir um cronograma de solicitações, informações e análises de implementos. Já enviamos mais de 14 ofícios, incluindo nove pedidos de informações às diversas secretarias. Alguns já responderam, e há um prazo legal, até 31 de outubro, para que as respostas sejam enviadas. Aspectos importantes exigem mais de uma solicitação para que se obtenham todas as respostas. Reiteramos alguns ofícios e recebemos algumas respostas, mas várias ainda estão pendentes. A partir das respostas, as reuniões estão sendo agendadas. Já houve uma reunião programada com a Secretaria da Educação para tratar de pontos específicos, conforme as informações recebidas, e estamos sugerindo que ela ocorra nesta terça-feira (12). Já temos visitas e reuniões programadas de acordo com o cronograma que estabelecemos”, afirmou.
De acordo com Costenaro, eles estão conduzindo o processo de transição com leveza, mas com muito trabalho. “Com a leveza do diálogo. Sabemos da responsabilidade de construir nosso projeto e estruturar nosso governo. Agradeço ao Dr. Ruy Fonsatti e a todos os membros da nossa Comissão de Transição, composta formalmente por cinco pessoas, além de tantos outros que se somam diariamente a esse processo”.
Secretários
Sheila Maria Rodrigues Delava (Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano), Marcelo Douglas Marques (Administração), Nilton Augusto Guimarães Perlin (Saúde) e José Airton Cella (Emdur) são os primeiros nomes anunciados pelo prefeito eleito de Toledo, Mário Cesar Costenaro, nesta sexta-feira (8).
Em entrevista coletiva, o prefeito eleito agradeceu o empenho de todos os partidos da coligação (Republicanos/Progressistas/PRD/PSDB/Cidadania/DC/PDT) e de todos que trabalharam na campanha. Costenaro destacou que a ideia é levar à população um projeto que melhore a qualidade de vida e que seu governo será “para todos”.
Ele também ressaltou que o projeto de governo é fruto de muitas discussões em conjunto, a forma pela qual Costenaro pretende administrar o município de Toledo a partir de janeiro de 2025.
Critérios
Costenaro afirmou que os critérios para a formação de seu secretariado se baseiam na capacidade técnica e na experiência profissional. “Buscamos avaliar a experiência técnica e as ações pessoais nas áreas em questão”, frisou o prefeito eleito. Ele adiantou que, na próxima semana, deverá anunciar outros nomes de sua futura equipe. “Este tem sido um processo de formação da equipe de maneira tranquila e com diálogo, que é a forma como pretendemos governar”.
Emdur
Para a Emdur, o escolhido foi José Airton Cella, engenheiro civil com 42 anos de experiência. Cella já ocupou o cargo na Emdur em 1997 e, na Prefeitura de Toledo, foi titular da Secretaria Municipal de Obras. Atualmente, trabalha como assessor de investidores na área de loteamentos.
Desenvolvimento Humano
Sheila Maria Rodrigues Delava será a próxima Secretária de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano. Casada e mãe de dois filhos, atualmente atua como corretora de imóveis e tem experiência como palestrante, consultora motivacional, técnica de redução de custos e mobilização junto a jovens, com forte atuação na Igreja Católica. Sheila possui experiência em gestão de equipe, com foco na qualidade dos serviços, treinamento e liderança. É formada em Docência para Educação Infantil e Anos Iniciais pelo Premen e em Processos Gerenciais pela Unopar, com pós-graduação Lean Six Sigma (Black Belt) pela PUCPR e formação como Auditora Interna da Qualidade.
Saúde
O novo Secretário de Saúde, Nilton Augusto Guimarães Perlin, é médico de Família e Comunidade em Toledo. Natural de Porto Alegre (RS), Perlin tem 35 anos e é casado. Atualmente, cursa duas pós-graduações: uma em Saúde da Família e outra em Gestão em Saúde Pública. Ele é professor do curso de Medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus Toledo, e tutor do Programa Mais Médicos. Perlin possui ampla experiência em várias áreas da saúde e já atuou em cidades do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Entre suas experiências estão atuação no Samu como médico regulador e intervencionista, além de diversas funções de ensino e direção em hospitais.
Administração
O vereador Marcelo Douglas Marques será o novo Secretário de Administração. Casado e com 36 anos, Marques tem duas filhas e é bacharel em Ciências Contábeis pela Unipar. É pós-graduado em Auditoria e Perícia Contábil Judicial pela Univel. Eleito vereador em 2020, Marcelo Marques teve destaque em várias discussões no Legislativo, presidindo a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a Comissão de Educação, Cultura e Desporto, além de ser o primeiro secretário na Mesa Diretora no primeiro biênio. Já ocupou cargos como supervisor de Recursos Humanos na Prati, Donaduzzi, diretor Contábil no município de São Pedro do Iguaçu, além de ter experiência em Recursos Humanos na Sperotto Contadores Associados em Toledo e na Viganó Contabilidade, em São Pedro do Iguaçu.
Você precisa fazer login para comentar.