Por Marcos Antonio Santos
Os primeiros nomes para a gestão do prefeito eleito de Toledo, Mario Costenaro (Republicanos), foram anunciados na última sexta-feira, 8, no auditório do escritório do Dr. Ruy Fonsatti Junior. Foram apresentados três secretários: o médico e professor do curso de Medicina da UFPR, Nilton Perlin (Secretário da Saúde); Marcelo Marques (Secretário da Administração); e Sheila Delava (Secretária de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano). Além disso, foi indicado José Airton Cella para a superintendência da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural (Emdur), cargo que ele volta a ocupar após 24 anos, tendo exercido essa função na administração do prefeito Derli Donin.
SAÚDE – O novo secretário da Saúde, Nilton Augusto Guimarães Perlin, atua como médico de Família e Comunidade em Toledo. Natural de Porto Alegre (RS), Perlin tem 35 anos, é casado e atualmente cursa duas pós-graduações: uma em Saúde da Família e outra em Gestão em Saúde Pública. Perlin é professor do curso de Medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus Toledo, e tutor do Programa Mais Médicos. Ele afirma que assumir a Secretaria da Saúde será um desafio em sua vida. “A vida é sempre cheia de desafios. Já fui regulador, intervencionista, diretor de hospital, participei da vice-presidência do Conselho Municipal da Saúde e do Conselho dos Direitos da Criança. Fui médico em UPA, hospital, professor, preceptor, então minha vida sempre foi cheia de desafios. Recebi esse convite do Mario e da sua equipe, acreditando que podemos contribuir e, principalmente, confiando nos nossos servidores, acredito que esse será mais um desafio que, em equipe, vamos conseguir superar e alcançar bons resultados”.
DESENVOLVIMENTO HUMANO – Sheila Maria Rodrigues Delava será a próxima secretária de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano. Casada e mãe de dois filhos, atualmente atua como corretora de imóveis. Sheila tem experiência como palestrante e consultora motivacional, além de técnica de redução de custos e mobilização junto aos jovens, com forte atuação na Igreja Católica. Ela comenta que recebeu o convite com muita honra. “Atuei na comunidade em diversos movimentos, mas sempre como voluntária. Tenho uma atuação com crianças, idosos e pessoas doentes, que vem da minha linha cristã, sendo ministra auxiliar da Eucaristia. Faço esse trabalho agora com um olhar para a comunidade e para o amor; não conseguimos resolver nada sem olhar com atenção e carinho para as necessidades humanas. Precisamos pensar em toda a comunidade, desde a cidade até o interior. Existem políticas públicas, mas nem sempre chegam a todos. Queremos utilizar as estruturas existentes, como o Centro da Juventude, que podem ser muito bem aproveitados”, afirma.
ADMINISTRAÇÃO – O vereador Marcelo Douglas Marques será o novo secretário de Administração. Casado, com 36 anos, Marques tem duas filhas e é bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Paranaense (Unipar). Ele é pós-graduado pela Univel com MBA em Auditoria e Perícia Contábil Judicial. Marques conta como recebeu o convite para fazer parte da nova gestão. “Após a eleição, já me coloquei à disposição para contribuir com o novo governo. Fui convidado e fiquei muito feliz por participar da transição. Já começamos a trabalhar em prol do governo, principalmente nas questões de continuidade dos serviços. Uma analogia que ouvi é a de uma corrida de revezamento, em que a passagem do bastão deve ser o mais suave possível para a comunidade não sentir. Esse é nosso compromisso como equipe de transição. Conheço o Mário, conversamos e acredito na sua proposta e na sua vontade de realizar um bom trabalho. Estou muito feliz e acredito que o município vai evoluir ainda mais”, enfatiza.
EMDUR – Para a Emdur, o escolhido foi José Airton Cella, engenheiro civil com 42 anos de experiência. Cella já ocupou o cargo na Emdur em 1997 e foi titular da Secretaria Municipal de Obras. Atualmente trabalha com assessoria para investidores na área de loteamento. Ele menciona as mudanças que percebeu ao longo do tempo: “A realidade é que as coisas mudaram, a legislação mudou. Percebemos novos equipamentos, menos funcionários, mas com mais atribuições. A Emdur precisa encontrar formas de produzir mais, apesar dos recursos menores. Esse será meu desafio: analisar a produtividade para contribuir com o município de forma mais eficiente,” comenta José Cella.
A posse da nova gestão (2025-2028) terá início no dia 1º de janeiro, com solenidade marcada para as 9h, no Teatro Municipal.




