Foto: Ascom/Pref. de Maripá

Por meio do mapeamento, fiscais do Município já emitiram 37 notificações de limpeza de terreno aos proprietários de janeiro a março deste ano

Para manter a cidade limpa e organizada, o Município de Maripá realiza, mensalmente, o mapeamento e vistoria de terrenos particulares com mato alto. O trabalho é uma ação da Secretaria de Finanças através do Setor de Fiscalização Fazendária e percorre toda a Sede do município e os Distritos de Candeia e Pérola Independente. Por meio do mapeamento, fiscais do Município já emitiram 37 notificações de limpeza de terreno aos proprietários de janeiro a março deste ano.

Ao receber a notificação, o proprietário tem prazo de cinco dias para fazer a limpeza do terreno. Terminado o prazo, os fiscais realizam nova vistoria. Caso seja constatado que o terreno continua com mato alto, o proprietário é multado. O valor da multa varia de uma a 30 Uripas (Unidade Fiscal Municipal de Maripá). O valor da Uripa neste ano é R$ 239,60.

Mais do que notificar e multar, o objetivo é conscientizar os proprietários sobre a responsabilidade de manter a limpeza dos terrenos em dia para evitar problemas aos moradores, além da possível criação de focos do mosquito Aedes aegypti, situação preocupante pela alta nos casos de dengue, situação na qual o município se encontra atualmente.