Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Prefeitura de Toledo recebe Coordenador do programa Mulher Segura

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Coronel Dalton Perovano, da PMPR, falou sobre políticas públicas do Governo do Estado e conheceu ações locais de suporte a mulheres em situação de violência. Foto: Carlos Rodrigues

O fortalecimento da rede de enfrentamento à violência contra a mulher pautou a visita do coordenador estadual do Programa Mulher Segura, coronel Dalton Gean Perovano, ao município de Toledo. Na manhã desta quarta-feira (23), o oficial da Polícia Militar do Paraná participou, no Auditório Acary Oliveira, de um encontro com representantes de diversas instituições que atuam na proteção, acolhimento e orientação de vítimas de violência de gênero.

A reunião, realizada com apoio da Secretaria Municipal da Mulher e do 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM), teve como ponto central a mesa-redonda formada pelo coordenador do Mulher Segura, pelo promotor de Justiça José Roberto Moreira, pela delegada da Delegacia da Mulher de Toledo, Ana Cris Souza de Oliveira e pela  secretária da Mulher, Eliane Bombardelli. Na conversa, o coordenador detalhou as diretrizes e estratégias do programa, que é conduzido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).

A visita também teve caráter técnico e de escuta. Dalton conheceu a realidade local e os principais desafios enfrentados pelas instituições de apoio às vítimas em Toledo. Além de compartilhar experiências, os profissionais presentes puderam esclarecer dúvidas e apresentar iniciativas já em curso no município.

Antes do debate, foi formada uma frente de honra com autoridades locais. Além dos debatentes da mesa-redonda, participaram o prefeito de Toledo, Mario Costenaro; o vice-prefeito Lucio De Marchi; os vereadores Professor Oseias e Professora Marli, e a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Jaqueline Machado.

Pronunciamentos – O prefeito de Toledo, Mario Costenaro, destacou a importância de fortalecer a articulação entre os diversos atores envolvidos na construção de políticas públicas. “Defendo uma atuação integrada e participativa, pois precisamos construir, dentro do interesse mútuo, a integração entre as instituições”, avalia. “A efetividade das ações depende da ampliação do diálogo e da cooperação, que este processo seja feito de forma orgânica, trazendo mais gente para a mesa, na elaboração de uma política pública mais eficiente”, complementa.

Costenaro também discorreu sobre iniciativas em andamento no município, voltadas à proteção e empoderamento das mulheres. “Estamos trabalhando para termos aqui a casa de acolhimento a mulheres vítimas de violência e correndo para fazer os projetos para a primeira unidade da região. Também estamos atrás de toda a documentação para termos aqui também a Casa da Mulher Paranaense, um espaço para qualificar as mulheres”, descreve. “Avanços, mesmo que considerados pequenos, precisam ser valorizados, pois fazem parte de um processo contínuo de transformação: Estamos caminhando, passo a passo, fortalecendo os elos fracos e não desanimando diante dos retrocessos”, analisa.

Em suas falas, Jaqueline e Eliane destacaram o papel da PM no combate à violência contra a mulher. “Estamos numa semana intensa, em que lembramos, por meio de uma caminhada, o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. É um desafio proteger o público feminino e o programa Mulher Segura tem feito um trabalho eficiente neste sentido”, reconhece a representante da CMDM. “Estamos integralmente engajadas nesta causa e deixo aqui um agradecimento ao prefeito pela recriação da Secretaria da Mulher, uma pasta que se dedica a um tema que, infelizmente, tem sido recorrente no noticiário”, comenta a secretária.

Foto: Carlos Rodrigues

Como integrantes de forças de segurança, a delegada e o coronel alertaram sobre a necessidade de se tomar medidas contra a violência de gênero. “É uma alegria ver tantas pessoas interessadas neste assunto, sobretudo em Toledo, onde, infelizmente, temos tantos episódios de agressões a mulheres”, observa Ana Cris. “Ficamos tranquilos com o que vimos em Toledo, pois aqui existe estrutura e zelo da gestão pública com o assunto. Estaremos sempre de portas abertas para ouvir e atender as demandas que vocês precisarem”, pontua Dalton.

O promotor de Justiça abordou o conceito de “machismo em desconstrução” em seu pronunciamento. “O machismo está presente de várias formas em nossa sociedade e, à medida que aumenta a nossa compreensão a respeito dos direitos humanos, é nosso dever promover mudanças e o caminho para isso é o amplo debate sobre o respeito aos direitos das mulheres, o que só se mostra eficaz quando o maior número possível de pessoas têm contato com o assunto”, destaca José Roberto.

Os vereadores ressaltaram a relevância do assunto. “O combate à violência contra a mulher é um tema pertinente para os dias atuais. A gestão municipal tem feito sua parte, recriando a Secretaria da Mulher. Por orientação do promotor José Roberto, também temos agido junto às lideranças religiosas para que tratem deste tema com seus fiéis, ampliando o alcance deste assunto para fora dos ambientes onde ele normalmente é debatido”, relata Oseias. “Fico feliz em ver esta gestão preocupada com a proteção das nossas mulheres e, oferecendo recursos físicos, financeiros e humanos, em breve este gesto se traduzirá em políticas públicas efetivas, que chegam a quem precisa delas”, salienta Marli.

Lucio recordou que a Secretaria da Mulher foi criada em 2005, quando era vice do prefeito José Carlos Schiavinato (in memoriam). “Naquela época já vivíamos uma situação de altos índices de violência contra a mulher. Infelizmente, esta realidade ainda não mudou. Porém, com a recriação desta pasta associada a boas políticas públicas e parcerias, temos condições de reduzir esses episódios. Afinal, as mulheres se destacam cada vez mais na sociedade e é dever de todos e todas defender o interesse delas”, sublinha o vice-prefeito.

Demais presenças – O encontro contou também com a presença de intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras); de integrantes dos efetivos da Polícia Militar e da Guarda Municipal; dos vereadores Bruno Radunz e Jairo Cerbarro; dos secretários Reinaldo Sales (chefe de Gabinete), Sheila Delava (Desenvolvimento Humano e Social), Simone Ferrari (Assistência Social), Rogério de Lima (Segurança e Trânsito) e Jozimar Polasso (Esportes e Lazer); e de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Subseção de Toledo) e do Núcleo Maria da Penha, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Numape/Unioeste).

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2799 – 15/11/2025

Cotações em tempo real