Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Prefeitura de Toledo recebe Coordenador do programa Mulher Segura

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Coronel Dalton Perovano, da PMPR, falou sobre políticas públicas do Governo do Estado e conheceu ações locais de suporte a mulheres em situação de violência. Foto: Carlos Rodrigues

O fortalecimento da rede de enfrentamento à violência contra a mulher pautou a visita do coordenador estadual do Programa Mulher Segura, coronel Dalton Gean Perovano, ao município de Toledo. Na manhã desta quarta-feira (23), o oficial da Polícia Militar do Paraná participou, no Auditório Acary Oliveira, de um encontro com representantes de diversas instituições que atuam na proteção, acolhimento e orientação de vítimas de violência de gênero.

A reunião, realizada com apoio da Secretaria Municipal da Mulher e do 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM), teve como ponto central a mesa-redonda formada pelo coordenador do Mulher Segura, pelo promotor de Justiça José Roberto Moreira, pela delegada da Delegacia da Mulher de Toledo, Ana Cris Souza de Oliveira e pela  secretária da Mulher, Eliane Bombardelli. Na conversa, o coordenador detalhou as diretrizes e estratégias do programa, que é conduzido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).

A visita também teve caráter técnico e de escuta. Dalton conheceu a realidade local e os principais desafios enfrentados pelas instituições de apoio às vítimas em Toledo. Além de compartilhar experiências, os profissionais presentes puderam esclarecer dúvidas e apresentar iniciativas já em curso no município.

Antes do debate, foi formada uma frente de honra com autoridades locais. Além dos debatentes da mesa-redonda, participaram o prefeito de Toledo, Mario Costenaro; o vice-prefeito Lucio De Marchi; os vereadores Professor Oseias e Professora Marli, e a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Jaqueline Machado.

Pronunciamentos – O prefeito de Toledo, Mario Costenaro, destacou a importância de fortalecer a articulação entre os diversos atores envolvidos na construção de políticas públicas. “Defendo uma atuação integrada e participativa, pois precisamos construir, dentro do interesse mútuo, a integração entre as instituições”, avalia. “A efetividade das ações depende da ampliação do diálogo e da cooperação, que este processo seja feito de forma orgânica, trazendo mais gente para a mesa, na elaboração de uma política pública mais eficiente”, complementa.

Costenaro também discorreu sobre iniciativas em andamento no município, voltadas à proteção e empoderamento das mulheres. “Estamos trabalhando para termos aqui a casa de acolhimento a mulheres vítimas de violência e correndo para fazer os projetos para a primeira unidade da região. Também estamos atrás de toda a documentação para termos aqui também a Casa da Mulher Paranaense, um espaço para qualificar as mulheres”, descreve. “Avanços, mesmo que considerados pequenos, precisam ser valorizados, pois fazem parte de um processo contínuo de transformação: Estamos caminhando, passo a passo, fortalecendo os elos fracos e não desanimando diante dos retrocessos”, analisa.

Em suas falas, Jaqueline e Eliane destacaram o papel da PM no combate à violência contra a mulher. “Estamos numa semana intensa, em que lembramos, por meio de uma caminhada, o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. É um desafio proteger o público feminino e o programa Mulher Segura tem feito um trabalho eficiente neste sentido”, reconhece a representante da CMDM. “Estamos integralmente engajadas nesta causa e deixo aqui um agradecimento ao prefeito pela recriação da Secretaria da Mulher, uma pasta que se dedica a um tema que, infelizmente, tem sido recorrente no noticiário”, comenta a secretária.

Foto: Carlos Rodrigues

Como integrantes de forças de segurança, a delegada e o coronel alertaram sobre a necessidade de se tomar medidas contra a violência de gênero. “É uma alegria ver tantas pessoas interessadas neste assunto, sobretudo em Toledo, onde, infelizmente, temos tantos episódios de agressões a mulheres”, observa Ana Cris. “Ficamos tranquilos com o que vimos em Toledo, pois aqui existe estrutura e zelo da gestão pública com o assunto. Estaremos sempre de portas abertas para ouvir e atender as demandas que vocês precisarem”, pontua Dalton.

O promotor de Justiça abordou o conceito de “machismo em desconstrução” em seu pronunciamento. “O machismo está presente de várias formas em nossa sociedade e, à medida que aumenta a nossa compreensão a respeito dos direitos humanos, é nosso dever promover mudanças e o caminho para isso é o amplo debate sobre o respeito aos direitos das mulheres, o que só se mostra eficaz quando o maior número possível de pessoas têm contato com o assunto”, destaca José Roberto.

Os vereadores ressaltaram a relevância do assunto. “O combate à violência contra a mulher é um tema pertinente para os dias atuais. A gestão municipal tem feito sua parte, recriando a Secretaria da Mulher. Por orientação do promotor José Roberto, também temos agido junto às lideranças religiosas para que tratem deste tema com seus fiéis, ampliando o alcance deste assunto para fora dos ambientes onde ele normalmente é debatido”, relata Oseias. “Fico feliz em ver esta gestão preocupada com a proteção das nossas mulheres e, oferecendo recursos físicos, financeiros e humanos, em breve este gesto se traduzirá em políticas públicas efetivas, que chegam a quem precisa delas”, salienta Marli.

Lucio recordou que a Secretaria da Mulher foi criada em 2005, quando era vice do prefeito José Carlos Schiavinato (in memoriam). “Naquela época já vivíamos uma situação de altos índices de violência contra a mulher. Infelizmente, esta realidade ainda não mudou. Porém, com a recriação desta pasta associada a boas políticas públicas e parcerias, temos condições de reduzir esses episódios. Afinal, as mulheres se destacam cada vez mais na sociedade e é dever de todos e todas defender o interesse delas”, sublinha o vice-prefeito.

Demais presenças – O encontro contou também com a presença de intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras); de integrantes dos efetivos da Polícia Militar e da Guarda Municipal; dos vereadores Bruno Radunz e Jairo Cerbarro; dos secretários Reinaldo Sales (chefe de Gabinete), Sheila Delava (Desenvolvimento Humano e Social), Simone Ferrari (Assistência Social), Rogério de Lima (Segurança e Trânsito) e Jozimar Polasso (Esportes e Lazer); e de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Subseção de Toledo) e do Núcleo Maria da Penha, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Numape/Unioeste).

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2806 – 28/01/2026

Cotações em tempo real