Infraero realizou um estudo de viabilidade e constatou a necessidade de um terminal aeroportuário de cargas em Cascavel
O prefeito Leonaldo Paranhos participou nesta quarta-feira (17) da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Cascavel (Codesc), onde apresentou um estudo de viabilidade feito pela Infraero para a implantação de um aeroporto de cargas. Esse assunto já vem sendo discutido há muito tempo e a implantação insere Cascavel na rota aérea das exportações. Cascavel que já usa a logística de trem e caminhões para o transporte, passará a ter o modal aéreo com a efetivação do terminal.
O prefeito Paranhos diz que estrategicamente é muito importante para Cascavel e a região ter um terminal aeroportuário de cargas.
“O Conselho de Desenvolvimento de Cascavel estuda, trabalha e delibera sobre as grandes demandas, as grandes obras, o crescimento da cidade. Então, hoje vim aqui com a nossa equipe exatamente para disponibilizar as informações para que possamos tomar uma decisão. O estudo de viabilidade já existe, a Infraero já fez, está constatado que nós precisamos de um aeroporto de carga, nós temos a matéria-prima, temos a demanda, a necessidade. Estamos longe dos portos, nós temos problemas de gargalos de transporte na nossa região, graças a Deus produzimos muito e o aeroporto de carga é uma recomendação interessante”, enfatizou o prefeito.
Segundo Paranhos, o próximo passo é trazer representantes da Infraero para um encontro com o Codesc e, então, tomar as decisões e o Município colocar em prática o projeto.
O presidente da Agência de Inteligência e Fomento (AIF), Fernando Dillenburb, explica que a primeira fase do projeto compreenderia a ampliação do terminal de passageiros e a construção do terminal de cargas. Ele ressalta que a região ganharia um novo modal para escoar a produção.
“Nós temos hoje uma ferrovia que precisa ser ampliada, temos rodovias que precisam ser duplicadas, mas que estão no escopo de serem feitas. Então, nós acabamos tendo mais um modal ferroviário, rodoviário e aéreo. Então, tudo aquilo que você acresce em capacidade de transporte logístico, você acrescenta não só para Cascavel, mas para toda a região”, destaca.
O presidente da Acic, Siro Canabarro, destaca que a Infraero é uma empresa pública e altamente capacitada.
“Ela tem um fundo aeroportuário que pode alocar recursos, então vejo com bons olhos a Infraero”, diz Canabarro.
Para Ricardo Lora, vice-presidente do Codesc, diz que o conselho tem como missão promover o desenvolvimento de forma global e ressalta a importância de ter um terminal de cargas.
“Obviamente que a gente sinalizaria com uma certeza que vamos tocar, a gente vai trazer para dentro das câmaras técnicas e que isso vai acontecer da melhor forma possível.
Fonte: Secom/Pref. de Cascavel
Você precisa fazer login para comentar.