Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Prefeito fala à Câmara na abertura do ano legislativo e expõe projetos e ações

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A Câmara de Toledo abriu na segunda-feira, dia 7 de fevereiro, o ano legislativo de 2022, com a realização da primeira sessão ordinária do ano, a qual contou com as presenças dos 19 vereadores e vereadoras, além do prefeito Beto Lunitti. Como representante do Poder Executivo o prefeito atendeu o que estabelece a Lei Orgânica de Toledo em seu artigo 55, inciso X, que fixa entre as atribuições do prefeito “remeter mensagem e plano de governo à Câmara por ocasião da abertura de cada sessão legislativa, expondo a situação do Município e solicitando as providências que julgar necessárias”. Falando aos vereadores após ser chamado à Mesa pelo presidente da Câmara, Leoclides Bisognin, o prefeito disse que comparece não só para cumprir uma questão legislativa, mas também por um desejo pessoal e pela relação transparente com a Câmara, dirigindo-se à plateia e público da internet e saudando todos os vereadores nominalmente.

O prefeito destacou aos vereadores os avanços da transparência, apontando que Toledo deixou para trás 235 dos 399 municípios do Paraná, saindo em 2020 da posição 293 para a 58° neste ranking, enquanto no Oeste passou de 41° para o 8° lugar e na nota do Tribunal de Contas passou de 63° para 93° município no indicador, apontando que isto foi “conquistado com a Câmara Municipal, conquistado com o Governo Municipal, conquistado pelos servidores da Câmara e servidores da Prefeitura”. O prefeito falou ainda aos vereadores da pandemia e disse que a volta às aulas é um ato de amor às nossas crianças, afirmando que “estamos passando por tempos inimagináveis”, defendendo porém que é preciso enfrentar isso com um olhar para a ciência e para dentro de si, com liberdade mas cuidando das crianças, abordando ainda o novo espaço para vacinação de crianças visando a proteção aos pequenos.

Dificuldades e realizações

“2021 foi um ano de dificuldades mas também de realizações”, disse o prefeito Beto Lunitti na abertura do ano legislativo, agradecendo aos que ajudaram a construir soluções grandes para que Toledo avance cada vez mais, enumerando propostas como a abertura do Hospital Regional, alteração adas subvenções, anunciando ainda a destinação de R$ 12,7 milhões para o Aterro Sanitário, em projeto que deve ser enviado à Câmara para Toledo contar com um espaço para adequação dos resíduos gerados no município. O prefeito relatou ainda aos vereadores a meta de concluir as obras da Escola Santos Dumont e dos dois CMEIs no Pinheirinho e Carelli, além de

R$ 2,5 milhões ao Centro de Iniciação ao Esporte no São Francisco, a rodovia Dois Irmãos-Dez de Maio, como foi concluída a rodovia São Miguel-Novo Sarandi e a recuperação dos asfaltos rurais e atendimento ao produtor.

O prefeito anunciou ainda aos vereadores na Câmara de Toledo o envio do Programa Mundo Conectado, cujo projeto prevê a retrocessão pelo Governo do Estado da área cedida no Parque Ecológico, lembrando que o único que votou contra foi Leoclides Bisognin, apontando que o vereador estava correto e que o espaço tem que ser mantido como voltado à educação. Beto Lunitti anunciou ainda aos vereadores que vai reformar a Biblioteca Pública, assim como escolas, lembrando compromisso assumindo com o Conselho de Educação de até 2024 realizar reformas nas escolas, defendendo que passe a ser usada nelas a telha sanduíche visando evitar as goteiras que atingem todas estas construções. Na área de habitação Beto Lunitti falou aos vereadores do Programa Lote Social, anunciando área de 2.204 metros quadrados para o setor, além de 242 casas, 769 lotes sociais e 178 unidades no projeto Egon Pudell, que já está na Caixa Econômica, além de 29 unidades em Vila Nova e 35 em Novo Sarandi.

Urbanizações, escolas e ciclovia

Na fala na Câmara de Toledo, o prefeito Beto Lunitti também relatou aos vereadores obras urbanas previstas, como nas ruas Protásio Alves próximo à Unipar e Rua Estefano Secchi, além da reconstrução da Rua Carlos Sbaraini no seu acesso à PR-585, afirmando esperar que o governo estadual permita esta obra. Também citou a ciclovia a Novo Sarandi prefeito na gestão do prefeito Lucio de Marchi, relatando que a proposta está em análise final no Paraná Cidade, anunciando ainda projeto de urbanização de Ouro Preto, como foi feito em Novo Sarandi e Bom Princípio. Beto Lunitti disse aos vereadores que o projeto dará “uma guinada nesta bela e querida Ouro Preto”, comentando que também pretende realizar obras de urbanização em Concórdia do Oeste, além de implantar novo pátio de veículos recolhidos em blitz, além de recapes em bairros como Concórdia, Carelli, Bela Vista, Pedrini e região, além de comentar que o grande desafio será implantar o projeto Toledo + Negócio, anunciando ainda necessidades na questão dos prédios públicos. Citando o Centro de Eventos o prefeito Beto Lunitti disse aos vereadores que Toledo vai precisar fazer uma escolha, pois tem edificações velhas e vistorias e laudos mostram que será necessário muito dinheiro para as reformas. Falou ainda do evento de proteína animal que Toledo vai sediar, lembrando que há alguns anos Cascavel iniciava o Show Rural e que agora nosso município pode sediar um evento muito grande de tecnologia e negócios, entre outros temas abordados durante mais de meia hora no início da primeira sessão ordinária da Câmara de Toledo no ano de 2022, onde compareceu juntamente com o chefe de gabinete Márcio Pena Borges, o secretário de Administração Jadyr Donin e o secretário de Planejamento Neuroci Frizzo.

Fonte: Departamento de Comunicação da Câmara Municipal de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2806 – 28/01/2026

Cotações em tempo real