A Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu IV (PEF IV), no oeste do estado, inicia o ano de 2025 com melhorias em sua estrutura para o recebimento de visitantes. Foram realizadas revitalizações e readequações em espaços com o intuito de garantir maior conforto e segurança, tanto para visitantes, quanto para policiais penais e demais funcionários.
A unidade, que também abriga a sede da Central de Credenciais da 9ª Regional, inaugurou neste mês sua nova sala de procedimentos de revista, ampla e climatizada, que contém equipamento de raio-x para inspeções mais detalhadas dos itens levado aos custodiados por seus familiares e também um equipamento de escaneamento corporal (Bodyscan), para inspeção aos visitantes.

O Bodyscan é um equipamento capaz de escanear o corpo de uma pessoa, dispensando assim as revistas de caráter vexatório. A PPPR investe nestes equipamentos que garantem maior dignidade e segurança nos estabelecimentos prisionais, e também cumprem efetivamente a Lei Estadual n.º 18.700/2016, que proíbe a revista íntima em visitantes. Os servidores, tanto policiais penais quanto monitores de ressocialização prisional, são devidamente treinados para operarem ambos os equipamentos, garantindo assim a precisão na análise das imagens.
“A inauguração de novos espaços para receber os visitantes faz parte de uma política de evolução da estrutura de trabalho na região. É fruto do trabalho da Polícia Penal e da dedicação dos servidores envolvidos no processo” disse o coordenador regional da PPPR em Foz do Iguaçu, Cássio Rodrigo Pompeo.
Os espaços climatizados inaugurados na PEF IV somam-se aos espaços que ganharam recentemente cobertura contra chuva e sol, bancos e ventiladores em pátio de visitas, além de pintura de jogos lúdicos para visitantes menores. Estas melhorias visam garantir que os visitantes e demais membros da comunidade carcerária sejam recebidos na unidade penal com mais dignidade e conforto.
“Estas melhorias são fruto de um longo estudo realizado pela direção em parceria com a chefia de segurança da unidade e os setores técnicos, bem como visitantes e internos. São demandas recorrentes que agora encontraram uma solução”, frisa o diretor da unidade penal, o policial penal Marcos Alexandre de Jesus.
Somente no ano de 2024, a PEF IV efetivou 8.558 visitas presenciais e 5.526 visitas virtuais, foram emitidas pela Central de Credenciais 2.759 credenciais de visitas. As visitas são um importante fator nos processos de tratamento penal e políticas de reintegração social, onde a manutenção de vínculos familiares ajuda no processo de reinserção social e contribuem para a diminuição das taxas de reincidência delitiva.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Polícia Penal do Paraná
Você precisa fazer login para comentar.