Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann. Foto: Reprodução

O dia 19 de dezembro, transcorrido no último domingo, deveria ser também data festiva de Toledo, em comemoração à uma das mais importantes obras e conquistas do processo de expansão urbana, melhoria da qualidade de vida e preservação ambiental da cidade, como foi a inauguração do Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann, na área Norte da cidade, em 2010, segundo o ex-prefeito e então vice-prefeito Lúcio de Marchi.

Segundo ele, a grande obra só foi possível graças à competência, dedicação e visão futurista do então prefeito e depois deputado estadual e deputado federal José Carlos Schiavinato, que além de coordenar a elaboração do projeto do logradouro, reivindicou, justificou e obteve apoio na liberação de recursos federais e estaduais, pelos então deputado federal Dilceu Sperafico e deputado estadual Duílio Genari, viabilizando a execução do ousado empreendimento.

O parque, segundo Lúcio, que acompanhou de perto sua construção, ocupa área de 343.473,50 m2 ou 14,2 alqueires e sua implantação exigiu investimentos iniciais de 5,3 milhões de reais. “Foi uma grande conquista de Toledo, semelhante à da implantação do Parque Ecológico Diva Paim Barth, verdadeiro cartão postal de Toledo, pois arejou e direcionou a expansão da cidade para a área Norte, com topografia adequada às novas habitações e logradouros públicos, com muitas vias de acesso para a população”, afirma o ex-prefeito.

Além disso, segundo ele, o novo parque ampliou a preservação ambiental, oferecendo ampla e bonita de lazer para a população, ao ponto de ser apontado como projeto modelo para a região, devido à sua bela paisagem e muitos equipamentos à disposição dos frequentadores, ao ponto de chamar a atenção de pessoas que transitam pelo trecho urbano da BR-163, que liga Toledo a Marechal Cândido Rondon, no Extremo Norte do logradouro.

“Com o Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann Toledo ganhou novo e singular cartão postal, em área que está em grande expansão populacional, como demonstram a Vila Industrial diversos outros bairros daquela região da cidade. O logradouro é tão bonito quanto o Parque Ecológico Diva Paim Barth, mas em dimensão ainda maior, pois ocupa área de 342 mil m2 e conta com espelho d’água de 37 mil m2, dotado até mesmo de pirâmide gramada e trapiche ou píer para a ancoragem de barcos”, recorda Lúcio.

Conforme o ex-prefeito, o parque conta ainda com ruas de acesso, ciclovias, calçadas, parque infantil, quadras e pistas esportivas, jardim francês, reservas florestais, com bancos à sombra de árvores frondosas, brinquedos infantis e outros espaços e equipamentos destinados ao esporte, lazer, recreação e contemplação da natureza. “Temos muito orgulho de haver contribuído e acompanhado a execução desta bela e grande obra”, finaliza Lúcio.